Banner Acima Menu INTERNAS

HOSPITAL DA CRIANÇA GANHA 48 LEITOS

     Governo contratou mais 85 servidores para atender à demanda das 8 novas UTIs e 40 salas de especialidades pediátricas e cirurgias. Mais 200 pacientes serão atendidos por mês.
    Crianças e jovens que precisam de tratamento para doenças de alta complexidade no Distrito Federal estão cada vez mais bem assistidos pela saúde pública. Na manhã desta quarta-feira (4), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) inaugurou novos 48 leitos de internação, possibilitando o atendimento de mais 200 pacientes por mês. Com isso, a unidade passa a ser classificada como hospital de grande porte do país, com um total de 192 leitos ativos. 
    Para atender à demanda, o Governo do Distrito Federal contratou mais 85 novos servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que já estão trabalhando no Hospital. Dos leitos ativados, oito são voltados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 20 às especialidades pediátricas e 20 às cirurgias.
    “Estamos fazendo o possível para melhorar o atendimento da saúde à população do DF, tão esquecida nos últimos anos. Nosso governo já abriu 88 novos leitos no Hospital da Criança e contratou, ao todo, 361 novos funcionários. A partir de agora, mais crianças terão a oportunidade de tratamento e suas famílias também receberão acolhimento digno”, disse o vice-governador Paco Britto. Ao todo, o HCB atende 45 mil usuários ao custo de quase R$ 20 milhões por mês. “Por ano, são realizados 400 mil atendimentos”, completou Paco.
    Para atingir a capacidade completa, o hospital pretende, ainda, construir mais 10 leitos que serão destinados ao transplante de medula óssea. “Falta pouco, estamos na reta final para dar mais este passo no hospital que já é referência para o Brasil”, frisou o vice-governador.
    Entre as metas estão realizar, também, transplante de fígado e rim, além de fazer cirurgias cardíacas de baixa complexidade, para apoio e parceria com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). “O trabalho realizado no hospital é exercido com muita qualidade e recebe muitos elogios, é comentário em todos os lugares do Brasil pela sua capacidade e qualidade de atendimento”, frisou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. 
    Também participaram do evento a esposa do vice-governador, Ana Paula Holf; o superintendente executivo do HCB, Renilson Rehen; a presidente da Abrace, Maria Ângela Marine; a oncologista e diretora técnica do hospital, Isis Magalhães; e a diretora do corpo clínico do HCB, Elisa de Carvalho.
    O HCB 
    Inaugurada em novembro de 2018, a Unidade de Internação do HCB foi ativada progressivamente, de modo a garantir a segurança dos pacientes atendidos. Dividida em oito blocos, ela conta com leitos voltados às especialidades clínicas, cuidados cirúrgicos, transplante de medula óssea, oncologia, cuidados paliativos e UTI. 
    A ativação progressiva também obedece às determinações do contrato de gestão firmado entre o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável por gerir o HCB, e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O Hospital da Criança de Brasília é o único hospital público do DF acreditado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA (certificação de qualidade). 
    “Há mais de 30 anos este hospital era um sonho. Assumimos a tarefa de transformar esse sonho em realidade. É uma satisfação muito grande concluir, praticamente,  a ativação completa do hospital”, enfatizou o presidente do Icipe, Newton Alarcão. 
    HCB em números    
    3 milhões e 845 mil atendimentos até o final de janeiro de 2020
    2 milhões e 307 mil exames laboratoriais 
    585 mil consultas 
    89.201 internações 
    62.313 diárias hospital-dia 
    52 mil sessões de quimioterapia 
    26 mil transfusões 
    10 mil cirurgias ambulatoriais 
    19 mil ecocardiogramas 
    51 mil raio-X 
    27 mil tomografias 
    38 mil ultrassons 
    98,6% índice de satisfação do usuário 
    29 mil m2 de área construída 
    30 consultórios médicos 
    202 leitos 
    30 UTIs pediátricas 
    5 salas de cirurgia de médio e grande porte
    Fonte: Agência Brasília


Postar um comentário

0 Comentários