EXPLOSÃO DE LANCHA NO DF DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

Uma lancha pegou fogo na manhã deste domingo (26/04), no Lago Paranoá. Equipes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e da Marinha foram acionadas. Segundo a corporação, o incêndio deixou um homem e uma mulher feridos. Não se sabe as causas da explosão.
Uma das vítimas ficou com 50% do corpo queimado, e a outra, com 36%. Elas foram levadas ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência em tratamento de queimados. O helicóptero dos Bombeiros foi acionado para auxiliar no resgate. A aeronave, no entanto, não precisou ser utilizada no transporte.
A embarcação estava ancorada na JR Mecânica Náutica e Marina, localizada no Trecho 4 do Setor de Clubes Sul, perto do Lake View Resort. Rene Rodrigues da Silva, funcionário do local, 30 anos, teve queimaduras de 1° e 2° grau nos braços, perna, rosto, e metade do corpo atingido pelas chamas. No momento do socorro, estava consciente e orientado.
Segundo informações preliminares, um casal teria alugado a lancha para passar a noite no Lago Paranoá. No momento da entrega da embarcação, o mecânico foi fazer a conferência e manutenção. Em seguida, ocorreu a explosão.
Além de Rene, Rayane Cristine Gomez, 26, locatária da lancha, também teve queimaduras de 1° e 2° grau nos membros superiores, face e parte do tronco. Estava orientada e consciente ao ser levada para o Hran.
Susto
A grande quantidade de fumaça assustou os moradores das margens do lago. O incêndio foi percebido por pessoas que transitavam próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Os Bombeiros foram acionados por volta das 11h. As equipes demoraram 1h20 para conter o fogo. Foi preciso utilizar a técnica pela qual se preenche todo interior da embarcação com espuma seca para o combate ao incêndio, por meio do processo de abafamento. Logo depois, a equipe deu início à operação de rescaldo, para eliminação de pontos quentes que podem vir a gerar uma reignição das chamas. A operação foi finalizada às 13h53.
O Governo do Distrito Federal (GDF) liberou, na última semana, o acesso aos donos de embarcações dentro da área de marinas de clubes recreativos na orla do Lago Paranoá.
A permissão foi publicada na edição do Diário Oficial do DF (DODF) de segunda-feira (20/04). De acordo com a portaria, ficam liberados o funcionamento dos barcos e a manutenção dos veículos, mesmo durante o período de necessidade de isolamento social. A medida considera toda a cadeia produtiva do segmento de veículos automotores, incluindo barcos.