Banner Acima Menu INTERNAS

PARTIDO COMUNISTA CHINÊS CENSURA CULTOS ONLINE DE CRISTÃOS NA CHINA DURANTE A PANDEMIA

Por Thaís Garcia
“Nenhuma organização ou indivíduo poderá transmitir ao vivo ou transmitir atividades religiosas on-line na forma de texto, foto, áudio ou vídeo”.
À medida que o coronavírus chinês se espalha pelo mundo, os cristãos têm usado a internet como a única maneira de manter suas atividades religiosas em grupo. Mas não na China, denunciou a Bitter Winter, uma revista sobre liberdade religiosa e direitos humanos na China.
“Não podemos nos reunir por causa da pandemia”, disse um pregador de uma igreja doméstica no sudeste da província de Jiangxi à Bitter Winter.
A única opção dos cristãos na China era se encontrar on-line, assim como muitos irmãos da fé em todo o mundo fazem agora.
Em 9 de fevereiro, a igreja chinesa planejou se reunir por meio de um aplicativo de transmissão ao vivo.
“Nossa primeira e única reunião on-line foi bloqueada pelo governo logo após o início”, disse o pregador. Ele acrescentou que antes do surto de coronavírus, a igreja deles teve que mudar de local pelo menos 5 vezes por causa do assédio policial contínuo.
No mesmo dia, um pastor da igreja doméstica da província oriental de Shandong também organizou um culto on-line para sua congregação, mas a reunião foi interrompida em menos de 20 minutos após o início. Alguns dias depois, ele tentou outra plataforma online, mas também falhou.
Um anúncio da YY, uma rede social de vídeos da China, de que as transmissões ao vivo religiosas estão restritas. Imagem: Bitter Winter.
Tendo descoberto que mais e mais pessoas estavam tentando organizar suas atividades religiosas on-line, os Dois Conselhos Cristãos Chineses da Província de Shandong emitiram um aviso em 23 de fevereiro, exigindo que todas as igrejas da província parassem de transmitir seus cultos imediatamente.
Um aviso dos dois conselhos cristãos chineses exigindo que as igrejas em Shandong parem de transmitir ao vivo. Imagem: Bitter Winter.
Em 28 de fevereiro, o Departamento de Trabalho da Frente Unida do distrito de Nanhu, em Jiaxing, uma cidade na província de Zhejiang, no leste da China, emitiu um aviso exigindo investigar atividades de pregação on-line em todos os locais religiosos estatais. De acordo com a ordem, todas as transmissões ao vivo tiveram que ser interrompidas dentro de uma semana, e pelo WeChat imediatamente após o término da epidemia.

Um aviso, emitido pelo Departamento de Trabalho da Frente Unida do distrito de Nanhu, em Jiaxing, que exige interromper as atividades de pregação on-line. Imagem: Bitter Winter.
De acordo com as Medidas para o Gerenciamento de Informações Religiosas na Internet, emitidas em setembro de 2018 pela Administração Estatal da China para Assuntos Religiosos, “Nenhuma organização ou indivíduo poderá transmitir ao vivo ou transmitir atividades religiosas, incluindo orar, queimar incenso, ordenações , cantar as escrituras, realizar cultos, adorar ou receber o batismo on-line na forma de texto, foto, áudio ou vídeo”.
Pouquíssimas organizações, e somente aquelas que possuem licenças emitidas pelo Estado, podem transmitir serviços religiosos e fornecer informações relacionadas à fé online na China. E o conteúdo também é fortemente censurado. Os regulamentos estritos não foram atenuados, mesmo durante a pandemia.
Não apenas as igrejas estão restritas, as atividades online de cristãos regulares também são monitoradas intensamente.
Em 24 de janeiro, no dia seguinte após a imposição do bloqueio em Wuhan, os membros de uma igreja no distrito de Suiyang, na cidade de Shangqiu, na província central de Henan, receberam um aviso de seu pastor, exigindo dissolver todos os seus grupos na rede social WeChat. Em fevereiro, um funcionário de uma vila forçou um morador cristão a mudar sua foto do perfil da conta do WeChat, porque continha uma imagem da cruz.
Uma igreja na cidade de Laoling, em Shandong, exigiu que todos os membros de seus grupos WeChat divulgassem seus nomes para que as autoridades soubessem quem estaria comentando o quê.
Em 26 de janeiro, os pastores de algumas igrejas em Shandong enviaram às suas congregações as instruções emitidas pelo Órgão de Informações Públicas e Supervisão de Segurança de Rede, proibindo fazer comentários desfavoráveis ​​ao governo comunista e divulgar informações sobre a epidemia que não fossem aprovadas pelo Estado. Qualquer conta online que publicasse esses comentários ou informações seria banida permanentemente e as igrejas relacionadas incriminadas.

Restrições foram postadas em um grupo WeChat de uma igreja em Shandong. Imagem: Bitter Winter.
“O Departamento de Segurança Pública tem informações sobre todos os membros de todos os grupos do WeChat, e são realizadas inspeções na rede, especialmente rigorosas durante a pandemia”, explicou um pastor de Shandong à revista Bitter Winter.
“Encorajadas pelo governo, muitas fábricas e locais públicos foram reabertos, mas os locais religiosos ainda são barrados. As reuniões religiosas estão proibidas e todos os canais de comunicação religiosa estão bloqueados”, disse tristemente um cristão de Henan.
Com informações, Bitter Winter.
Fonte: Conexão Política

Postar um comentário

0 Comentários