CBMDF TERÁ NOVO CANIL

O Centro de Obras e Manutenção Predial (COMAP), em mais um esforço institucional para o cumprimento do Plano de Obras do CBMDF (2017-2024), comunica o início de mais uma obra de unidade operacional. Desta vez, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) será contemplado com um Canil Militar para reforçar as operações de busca e resgate com cães.
A edificação do canil militar será construída no Setor de Clubes Esportivos Sul - Trecho 2 - Lote 15 - Asa Sul - Brasília - Distrito Federal (Antigo Brasília Ultraleve Clube -BUC).
Será uma estrutura muito enxuta, sustentável, moderna e capaz de elevar o nome do CBMDF em referencial no Brasil e no exterior. A estrutura é composta de dois blocos (um para adminstração/apoio veterinário e outro para boxes com capacidade para 12 cães mais 1 maternidade e 1 área de higienização/assepsia), 1 garagem com doca de embarque para cães e equipamentos e 3 campos sequenciais para treinamento, condicionamento e comando para o adestramento de cães. A novidade é a utilização de água de reúso para instalações sanitários (canalização de vasos e mictórios e lavagem dos boxes dos cães).
O canil militar é uma das 3 estruturas que comporão a modernização da unidade especializada do Grupamento de Busca e Salvamento. As outras duas estão em fase de projeto: A construção do novo quartel sede no Setor de Clubes Norte e a Companhia de Salvamento Aquático, no mesmo lote do canil militar. Assim, teremos um complexo de operações de busca e salvamento, conforme previsto no Decreto Distrital nº 31.817/2010
O novo canil foi projetado atendendo os padrões internacionais e significa um marco na história da atividade de Busca, Resgate e Salvamento com cães, que desde 1992 vem atendendo à sociedade com seus binômios (homem-cão) nas mais diversas operações de buscas no DF e no Brasil.
Fonte: CBMDF