PRESÍDIO FEDERAL DO DF RECEBE REFORÇO DE CARROS BLINDADOS

Por Wesley Oliveira
Unidade que abriga cerca de 50 dos criminosos mais perigosos do Brasil irá receber veículos do Exército
O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) entregou nesta segunda-feira, 19, dois carros blindados para reforçar a segurança do Presídio Federal de Brasília. Os veículos são do modelo EE-11 Urutu e foram repassados por meio de uma parceria com o Exército Brasileiro.
O presídio de Brasília será o primeiro a receber veículos deste tipo, que segundo o DEPEN, serão utilizados em ações de segurança e exercícios de defesa nas áreas externa e interna. Atualmente, cerca de 50 dos criminosos mais perigosos do Brasil estão presos na unidade, entre eles o líder da facção criminosa PCC, o Marcola.
De acordo com o Depen, o recebimento dos carros de combate faz parte de um projeto piloto, que poderá ser estendido às outras quatro unidades do Sistema Penitenciário Federal (SPF).
A exemplo do que ocorreu com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, que também opera com os Urutus, os veículos recebidos pelo Distrito Federal sofreram adaptações que possibilitaram a transição para uso civil no perímetro externo da penitenciária.
Inaugurada em outubro de 2018, a penitenciária de Brasília nunca registrou nenhuma fuga nem rebelião. Também não há registro do encontro de celulares ou drogas lá dentro, o que faz da penitenciária um exemplo no País.
Fonte: Revista Oeste

Postar um comentário

0 Comentários