INSTITUTO QUE ACERTOU EM 2016 PREVÊ VITÓRIA DE DONALD TRUMP

A consultoria Trafalgar Group, único a acertar as pesquisas independente que previu a vitória de Donald Trump em 2016, aponta que o Republicano vai se reeleger nessa terça-feira (2). A informação é da CNN.
O Trafalgar também acertou o resultado das eleições de 2018, quando os democratas recuperaram a maioria na Câmara dos Deputados, e a vitória do governador republicano Ron de Santis na Flórida no ano passado.
Segundo o veículo, o que diferencia o Trafalgar dos outros institutos é a capacidade de corrigir o chamado “viés de desejabilidade social”. O complicado jargão se refere a algo muito simples e humano: os entrevistados têm receio de serem mal vistos pelos pesquisadores e de serem expostos nas redes sociais expressando uma opinião socialmente reprovável.
O Instituto de pesquisas  desenvolveu um método para corrigir esse viés. Suas entrevistas são curtas. Apenas cidadãos muito politizados aceitam responder a longos questionários, o que desvia o resultado da pesquisa, diz ele. Mesmo sendo poucas, as perguntas procuram identificar possíveis contradições: preferências do entrevistado em outras áreas, como programas de rádio e TV, que não batem com a escolha alegada de um candidato ou partido.
A previsão do Instituto é a seguinte:
-Flórida (49,6%-46,9%);
-Arizona (48,9%-46,4%);
-Michigan (49,1%-46,6%);
-Pensilvânia (48,4%-47,6%) e;
-Carolina do Norte (48,8%-46,0%).
Fonte: Gazeta do Brasil

Postar um comentário

0 Comentários