SENADO AMERICANO ABSOLVE PELA SEGUNDA VEZ TRUMP DE IMPEACHMENT

Senado dos Estados Unidos absolveu Donald Trump no sábado em seu segundo julgamento de impeachment em um ano, com colegas republicanos bloqueando a condenação pelo papel do ex-presidente no ataque mortal de seus apoiadores ao Capitólio dos EUA.
A votação do Senado de 57-43 ficou aquém da maioria de dois terços necessária para condenar Trump sob a acusação de incitamento à insurreição após um julgamento de cinco dias no mesmo prédio saqueado por seus seguidores em 6 de janeiro, logo após ouvi-lo realizar um discurso incendiário.
Na votação, sete dos 50 republicanos do Senado juntaram-se aos democratas unificados da Câmara em favor da condenação.
Trump deixou o cargo em 20 de janeiro, então o impeachment não poderia ser usado para removê-lo do poder. Mas os democratas esperavam obter uma condenação para responsabilizá-lo por um cerco que deixou cinco pessoas, incluindo um policial morto, e preparar o terreno para uma votação que o impedisse de voltar a ocupar cargos públicos. Dada a chance de ocupar um cargo no futuro, eles argumentaram, Trump não hesitaria em encorajar a violência política novamente.
Os advogados de Trump argumentaram que suas palavras no comício estavam protegidas por seu direito constitucional à liberdade de expressão e disseram que ele não teve direito ao devido processo no processo.
Os republicanos salvaram Trump no voto de 5 de fevereiro de 2020 em seu primeiro julgamento de impeachment, quando apenas um senador de suas fileiras – Mitt Romney – votou para condená-lo e destituí-lo do cargo.
Romney votou pelo impeachment no sábado junto com seus colegas republicanos Richard Burr, Bill Cassidy, Susan Collins, Ben Sasse, Pat Toomey e Lisa Murkowski.
O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, que votou “inocente”, fez comentários mordazes sobre o ex-presidente após o veredicto.
“Não há dúvida de que o presidente Trump é prática e moralmente responsável por provocar os acontecimentos do dia”, disse ele. “As pessoas que invadiram este prédio acreditaram que estavam agindo de acordo com os desejos e instruções de seu presidente.”
O drama no plenário do Senado se desenrolou tendo como pano de fundo divisões abertas em um Estados Unidos fatigado pela pandemia ao longo de linhas políticas, raciais, socioeconômicas e regionais. O julgamento proporcionou mais guerra partidária até mesmo quando o presidente democrata Joe Biden, que assumiu o cargo em 20 de janeiro após derrotar Trump na eleição de novembro, pediu cura e unidade após os quatro turbulentos anos de seu antecessor no poder e uma cáustica campanha eleitoral.
Fonte: Reuters
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI