Levantamento do (M)Dados mostra a proporção de infrações
cometidas por condutor em cada unidade federativa
Por Lucas Marchesini
uem são os motoristas mais multados do Brasil? Para chegar
à resposta, o (M)Dados cruzou o número
de multas aplicadas entre 2015 e 2019, em todo o Brasil, com a
quantidade de habilitados por unidade federativa. Ambas as
informações são recolhidas pelo Serviço Federal de Processamento
de Dados (Serpro) e fornecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito
(Denatran).
A análise revelou que os condutores do Distrito Federal são
os mais penalizados. Nos últimos cinco anos, foi aplicada 0,81 multa
por motorista na capital da República. Em segundo lugar vem o Ceará
(0,68 multa por habilitado) e em terceiro está Roraima (0,52).
Completam o ranking dos cinco maiores Goiás (0,5) e São Paulo
(0,44).
Os números, entretanto, escondem uma situação mais complexa. Como
o cruzamento leva em conta a quantidade de multas aplicadas,
um outro fator é fundamental para avaliar os condutores brasileiros.
“Muitas cidades não possuem um sistema tecnológico, como os
equipamentos de controle de velocidade ou controle de
avanço de sinal, que permitam a fiscalização e garantam a
segurança viária, como existe no Distrito Federal”, explicou o
Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).
Excesso de velocidade
Os números corroboram a análise do Detran-DF. No Brasil, a
multa mais comum é por dirigir em velocidade até 20% acima da
permitida na via. No país, 37,45% das 126 milhões de multas
aplicadas desde janeiro de 2015 até agosto deste ano são por esse
tipo de infração. No Distrito Federal, 52,5% das 3,006 milhões
aplicadas no período ocorreram pela mesma razão.
A doutoranda em transporte e pesquisadora do Centro Interdisciplinar
de Estudos em Transporte da Universidade de Brasília (UnB) Adriana
Modesto de Sousa destaca, no entanto, o problema da subnotificação:
um estado pode multar menos do que outros por não fazer uma
fiscalização adequada.
Segundo a pesquisadora, também é necessário entender por que,
mesmo com o grande número de multas, as pessoas continuam a
cometer infrações. “Está mais relacionado ao
comportamento”, pontuou. Para Adriana, a solução para diminuir
essas ocorrências passa pela educação do motorista e pelo
investimento em transporte público, entre outros fatores.
“Não há nenhum tipo de avaliação para ver se a população está
entendendo as campanhas. Distribuir panfleto não quer dizer que
você está educando”, concluiu.
Fonte: Metrópoles
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