Banner Acima Menu INTERNAS

SUBMARINO COM COCAÍNA É INTERCEPTADO A CAMINHO DA AMÉRICA DO SUL PARA A ESPANHA


Por Thaís Garcia
A polícia espanhola interceptou um submarino com cocaína na costa da região noroeste da Galícia. Segundo a mídia local La Región, é a primeira vez que um submarino da América Latina é capturado em águas europeias.
Dois tripulantes foram presos. Um terceiro ainda está sendo procurado ao longo da costa em Playa de Foxos, a 55 quilômetros a sudoeste da capital regional Santiago de Compostela. Pouco antes de quererem desembarcar, os contrabandistas descobriram que a polícia e a alfândega estavam a caminho.
O submarino desapareceu rapidamente sob a água, mas a guarda costeira conseguiu localizá-lo e ele foi apreendido. A polícia estima haja pelo menos 3.000 quilos de cocaína pura da América do Sul no submarino. Não se sabe o quanto já havia sido descartado no mar.
Segundo a imprensa espanhola, a polícia, a guarda costeira e a alfândega estão trabalhando em colaboração com o objetivo de realizar novas prisões. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam a bordo do submarino e nem o país de origem do submarino. Técnicos estão tentando tirar o submarino da água completamente, para que mais investigações sejam feitas.
O fenômeno dos submarinos do narcotráfico são recorrentes no continente latino, especialmente vindos da Colômbia e da Venezuela. Ao largo da costa sudoeste da Colômbia, um submarino com 8.000 quilos de cocaína a bordo foi descoberto no final de setembro deste ano, provavelmente a caminho dos Estados Unidos.
O barco de doze metros de comprimento foi avistado por um avião de patrulha em águas internacionais com a ajuda da marinha colombiana. Quatro traficantes de drogas foram presos durante a operação.
Além de submarinos, cartéis sul-americanos de drogas também costumam usar aviões e lanchas para levar drogas ao México e depois aos Estados Unidos.
Em julho, a Guarda Costeira dos EUA anunciou que mais de 13 toneladas de cocaína haviam sido apreendidas em várias ações na América Latina.
Fonte: Conexão Política

Postar um comentário

0 Comentários