Banner Acima Menu INTERNAS

BRASIL ABRE ESCRITÓRIO EM JERUSALÉM, COM PRESENÇA DE EDUARDO BOLSONARO


O escritório comercial veio seguido de declarações de Eduardo Bolsonaro confirmando a intenção do Brasil de instalar uma embaixada na cidade
O Brasil abriu um escritório comercial em Jerusalém neste domingo 15, na presença de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que confirmou a intenção de seu pai de transferir a embaixada do país para a Cidade Santa.
A abertura do escritório já havia sido anunciada pelo presidente em março, durante visita a Israel. Bolsonaro detalhou na ocasião que o escritório, que é uma representação da agência brasileira de promoção de comércio e investimento (Apex), seria responsável pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação e negócios.
O escritório comercial da Apex não tem status diplomático, e a embaixada brasileira em Israel fica hoje em Tel-Aviv, capital israelense. Mas, na cerimônia deste domingo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) reafirmou que seu pai ainda deseja mudar a embaixada para Jerusalém. “Me disse que é certo, é um compromisso, vai transferir a embaixada para Jerusalém, fará isso”, afirmou.
O status da cidade de Jerusalém é uma das questões mais complexas do conflito israelense-palestino. Israel ocupa Jerusalém Leste desde a guerra de 1967 e depois anexou a região, um ato que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.
Israel considera toda a cidade como sua capital, enquanto os palestinos querem transformar Jerusalém Leste na capital do estado a que aspiram.
A maioria das embaixadas estrangeiras está localizada em Tel-Aviv, para não interferir nas negociações entre israelenses e palestinos. Em maio de 2018, os Estados Unidos transferiram sua embaixada para Jerusalém por decisão de Donald Trump, que historicamente tem relação ruim com os países árabes e mais próxima a Israel.
O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, esteve presente na cerimônia de abertura do escritório brasileiro ao lado de Eduardo e comemorou “o compromisso do presidente Bolsonaro de abrir uma embaixada em Jerusalém no próximo ano”.
Queremos dar esse passo em Jerusalém, não apenas para o Brasil, mas como um exemplo para o resto da América Latina”, disse Eduardo, que também preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
Fonte: Revista Exame

Postar um comentário

0 Comentários