PGR SE MANIFESTA A FAVOR DE CANDIDATURAS AVULSAS

Por Tarciso Morais
O posicionamento do subprocurador, em nome da PGR, foi dito em audiência realizada no Supremo.
Em manifestação a favor da possibilidade de candidaturas avulsas nas eleições, o subprocurador Brasilino Pereira dos Santos citou Augusto Aras, atual Procurador-Geral da República (PGR).
Santos representou a PGR em audiência conduzida pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
O subprocurador relembrou o que classificou como ampliação ao direito de cidadania, como a possibilidade de escravos libertos votarem em eleições de primeiro grau, na época do Império, e a permissão de candidaturas femininas, que levou à eleição da primeira deputada federal em 1934.
Segundo o portal Terra, citando a obra “As Candidaturas Avulsas à luz da Carta de 88”, de Aras, o subprocurador declarou:
Defendo, na linha do professor Augusto Aras, que escreveu uma pequena monografia editada em 2018, sobre um dos temas sobre o qual ele mais domina, que é o direito eleitoral. E ele defende, desde aquele momento, a flexibilização da interpretação da Constituição para admitir a candidatura avulsa.”
E, ao ler um trecho do livro de Aras, acrescentou:
A adoção de candidaturas avulsas poderia conferir maior efetividade ao regime democrático e aos direitos e garantias fundamentais a exemplo da liberdade de associação sem qualquer prejuízo à democracia representativa exercida por meio dos partidos políticos.”
Fonte: Renova Mídia