BRB se renova, alcança
o maior lucro da história e assume programas como Bilhetagem
Automática e Cartão Material Escolar.
O desafio do ano foi consolidar
os fundamentos de um novo BRB, moderno, ágil, eficiente e orientado
a gerar resultados que signifiquem atendimento de excelência aos
clientes, execução de políticas públicas que promovam o bem-estar
social e retornos sustentáveis aos acionistas que, em última
análise, são o povo de Brasília.
O ano também marca o
crescimento do Banco para além de Distrito Federal. O BRB deu um
passo importante, ao firmar parcerias significativas com estados e
representantes do setor produtivo para sua expansão em pelo menos
seis estados brasileiros, além do DF: Rondônia, Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Maranhão.
Principais realizações
do BRB
Lucro recorde: O
Banco de Brasília (BRB) alcançou lucro líquido recorrente de R$
282,8 milhões nos primeiros nove meses de 2019 (janeiro a setembro),
evolução de 50% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
O crescimento no lucro líquido recorrente foi gerado pelo aumento da
margem financeira, avanço das receitas com tarifas e prestação de
serviços, redução das despesas com devedores duvidosos e controle
de gastos das despesas com pessoal e administrativas.
Pagamento de
dividendos: O
BRB distribuiu em dividendos R$ 100 milhões para seus acionistas. O
principal deles, o GDF, recebeu cerca de R$ 84 milhões. Os recursos
são destinados a financiamento de obras estruturais para a população
de Brasília e entorno.
Sistema de Bilhetagem
Automática (SBA): No
último dia 4 de novembro, o BRB assumiu o processamento do Sistema
de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. Com a migração
da solução de bilhetagem, o usuário passou a ter à disposição
uma rede ampliada de recarga, com 73 postos de atendimento, um novo
aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade, além de uma central
exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas,
sugestões e reclamações.
Governo do Piauí: Em
linha com o seu processo de expansão, o BRB assinou acordo de
cooperação com o governo do Piauí. O objetivo é a realização de
ações conjuntas de fomento ao desenvolvimento regional,
agropecuário, industrial, do comércio, empreendedorismo e a
inovação tecnológica no Estado. A iniciativa faz parte do projeto
de expansão da Instituição. Em parceria com a Agência de Fomento
do Estado, o BRB vai trabalhar para estabelecer programas de
financiamento à atividade produtiva, além de dar apoio à
estruturação de programas de habitação popular e demais parcerias
público-privadas.
Acordo CNC – Ainda
em novembro, o BRB firmou acordo com a Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e passa a oferecer
acesso ao crédito, em condições diferenciadas, às entidades
sindicais ligadas à CNC no Centro-Oeste, incluindo empresas e
pessoas ligadas ao Sesc (Serviço Social do Comércio) e ao Senac
(Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
Pecúnias: Desde
novembro, o BRB tem disponíveis R$ 704 milhões para antecipar aos
servidores do Distrito Federal valores referentes às pecúnias. O
Banco criou uma linha de crédito especial com taxa de juros
diferenciada.
Crédito imobiliário:
Em outubro, o BRB anunciou a menor taxa de juros do mercado e da
história, 6,75% a.a., para o financiamento de crédito imobiliário.
A nova taxa de juros do BRB é válida tanto para imóveis
enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH – imóveis
até R$ 1,5 milhão) quanto no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI –
imóveis com valor superior a R$ 1,5 milhão).
Torre de TV – Ao
longo de 20 anos, o BRB vai investir R$ 40 milhões na gestão da
Torre de TV. O objetivo é recuperar o espaço, com ações de
incentivo ao turismo, cultura e empreendedorismo. O projeto é amplo
e prevê a construção do corredor cultural Banco de Brasília, que
vai ligar a rodoviária até a Torre; o Jardim Burle Marx; reforma e
reativação da fonte luminosa; recuperação da tradicional Feira da
Torre e a criação de um museu digital. A torre é um espaço
estratégico para a exposição e fortalecimento da marca do BRB e
permitirá a geração de emprego, novos turistas e empreendedores.
R$ 40 MILHÕESÉ O QUE, AO LONGO
DE 20 ANOS, O BRB VAI INVESTIR NA GESTÃO DA TORRE DE TV. O OBJETIVO
É RECUPERAR O ESPAÇO, COM AÇÕES DE INCENTIVO AO TURISMO, CULTURA
E EMPREENDEDORISMO.
Sala Vip: Em
outubro, o BRB anunciou aos seus clientes do BRB uma novidade: acesso
a uma Sala VIP exclusiva no Aeroporto de Brasília. Será a única a
oferecer raio-x próprio, onde os usuários poderão embarcar
diretamente por ela, facilitando o acesso às salas de embarque. O
espaço, de 720m2, terá coworking, sala de reunião, salas
privativas de TV, open food, bar e área de descanso. Outro
diferencial é em relação ao acesso, que também poderá ser feito
pela parte externa, o que possibilitará aos clientes BRBCard o uso
do local, ainda que não tenham viagem marcada. Os usuários também
terão à disposição caixas eletrônicos com saque de moeda
estrangeira. A inauguração está prevista para fevereiro de 2020.
Fibra: O
Banco e a Fibra (Federação das Indústrias do Distrito Federal)
firmaram parceria que vai permitir acesso ao crédito e condições
diferenciadas a todas as empresas que compõem a base da entidade. As
boas condições também estão disponíveis aos trabalhadores
industriais filiados aos sindicatos da Fibra. Com mais esse acordo, o
BRB se mostra disposto a ouvir e entender a realidade dos sindicatos
e auxiliar nas soluções negociais.
Consórcio Brasil
Central: Mais
um importante acordo é firmado com o objetivo de fortalecer a
instituição como banco de desenvolvimento. O BRB assinou no dia 18
de setembro um protocolo de intenções com o Consórcio
Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BRC). Por meio da
entidade, o BRB disponibilizará investimento em agronegócio e
indústria nos seis estados, além do DF, que integram o BRC, sendo
eles Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e
Maranhão. A missão do BRC é promover o desenvolvimento regional
sustentável e integrado dos entes consorciados, além de formular
políticas públicas regionais e viabilizar projetos e parcerias com
o objetivo de melhorar a competitividade da região.
Feira Legal: Os
feirantes de Brasília contam, agora, com benefícios exclusivos por
meio do projeto Feira
Legal. O anúncio
foi feito em uma cerimônia, no Palácio do Buriti, no dia 3 de
setembro. O projeto visa promover melhorias no ambiente físico,
contribuindo com a sustentabilidade financeira e com o fomento da
atividade. O Feira
Legal prevê um
pacote de benefício a cada um dos feirantes, viabilizar negócios
entre os feirantes e o BRB e promover o engajamento das associações
na gestão e no dia a dia das feiras.
Programa de
inovação/Biotic – Também
em setembro, o BRB lançou seu Programa de Inovação, que terá como
objetivo estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação na
busca por novas tecnologias no DF. A expectativa é que o Banco
invista cerca de R$ 15 milhões na primeira etapa do projeto. As
atividades serão desenvolvidas no Centro de Inovação BRB LAB, com
sede no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic).
BRBCard é eleita uma
das melhores 50 empresas para trabalhar: Pela
segunda vez, a BRBCard recebeu o prêmio GPTW (Grate Place To Work) e
ficou entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no
Centro-Oeste. Isso é fruto de um trabalho que vem sendo feito há
tempos, tanto pela equipe de gestores, quanto pela equipe de
colaboradores. Prêmios assim reforçam o esforço de Política de
Gestão de Pessoas do Banco e fortalece o clima organizacional.
Agência digital: No
dia primeiro de julho, o BRB lançou a sua primeira Agência Digital.
Seu objetivo é melhorar a experiência do cliente com o Banco,
agregar valor ao atendimento e, consequentemente, potencializar os
resultados. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas de
inovação e transformação digital planejadas para o BRB. Hoje a
agência já atende há mais de 3.600 clientes, em horário
diferenciado, com total segurança no atendimento via chat,
disponibilizado no BRB Mobile.
Programa de Consultoria
Financeira: Lançado
em março, o programa tem como objetivo ajudar a reestruturar a vida
financeira dos clientes (pessoas físicas) com comprometimento de
renda mensal, igual ou superior a 50%. O projeto já teve mais de
8.000 contratos efetivados e adesão superior a 65%.
Prêmio Efinance: A
equipe de tecnologia (Ditec) do BRB ganhou seis cases de projetos na
19ª edição do Prêmio Efinance. A indicação a esses cases
sinaliza a busca pela melhora das ações de tecnologia do Banco com
projetos que possibilitam um aumento da disponibilidade das soluções,
maior segurança dos serviços, além de preparar a arquitetura
tecnológica para os processos de transformação digital.
Parceria com a
Fecomércio: O
BRB participou de reunião com representantes da Fecomércio-DF, na
qual apresentou condições diferenciadas de crédito aos sindicatos
e às empresas associadas. Além disso, no dia 31 de junho, inaugurou
a sua 1ª Plataforma Empresarial de Atendimento, com horário de
funcionamento das 9h às 17h, e equipe BRB à disposição para
atendimento exclusivo aos representantes dos sindicatos e
empresários. O objetivo é estar mais próximo do empresariado,
oferecer uma consultoria financeira e auxiliar os executivos a
estruturar melhor suas operações. A iniciativa é mais uma no rol
de ações que buscam transformar o BRB em protagonista no
desenvolvimento econômico do Distrito Federal.
O BRB ALCANÇOU RESULTADOS
EXPRESSIVOS, COMO O MAIS RECENTE LUCRO RECORRENTE HISTÓRICO DE R$
282,8 MILHÕES, NOS PRIMEIROS NOVE MESES DO ANO.PAULO HENRIQUE COSTA,
PRESIDENTE DO BRB
Concurso público: Depois
de seis anos, o BRB realizou três concursos públicos para os cargos
de escriturário, advogado, médico, engenheiro do trabalho e
analista de TI. Ao todo, foram 92 mil inscritos. A previsão
para 2020 é a convocação dos primeiros 100 aprovados.
Cartão Material
Escolar: No
dia 30 de abril, o BRB participou do lançamento do programa Cartão
Material Escolar, no
Centro de Ensino Fundamental 213, de Santa Maria. Suspenso há três
anos, o programa visa a beneficiar cerca de 65 mil famílias,
cadastradas no Bolsa Família e cujos filhos estejam matriculados no
ensino médio ou fundamental. O projeto também movimenta a economia
local. Ao BRB, além da emissão dos cartões, coube a
disponibilização das maquinetas específicas às papelarias
credenciadas ao programa.
Revitalização dos
Cats: O
BRB, juntamente com a Secretaria de Turismo do DF (Setur), assinou um
convênio para a revitalização de três Centros de Atendimento ao
Turista (CAT). O convênio prevê equipamentos para as unidades
localizadas nos setores hoteleiros Sul e Norte e Praça dos Três
Poderes. A parceria visa a aproximar o Banco das pessoas e melhorar a
imagem da cidade.
Financiamento de
lotes: Lançado
em fevereiro, o atendimento da modalidade de financiamento de lotes
urbanos é um produto destinado a quem pretende comprar ou
regularizar o seu lote no DF e na Ride. Destaca-se pela disposição
do Banco em contribuir com o desenvolvimento econômico da região e
por entender a necessidade local da região.
Palavra do presidente
“O ano de 2019 representa o
nascimento de um novo BRB. Mais forte, ágil, moderno, competitivo e
protagonista do desenvolvimento econômico, social e humano do
Distrito Federal. Além de resultados expressivos, como o mais
recente lucro recorrente histórico de R$ 282,8 milhões nos
primeiros nove meses do ano (janeiro a setembro), o BRB fez entregas
importantes. Para seus clientes, novos produtos, serviços e
condições especiais. Para a população em geral, assumiu programas
e projetos relevantes, como o Sistema de Bilhetagem Automática, o
Cartão Material Escolar, a adoção da Torre de TV, um dos
principais cartões-postais da cidade, entre outros”, afirma o
presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Agência Brasília
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