10 MILHÕES EM BOLSAS DE ESTUDOS PARA COMBATER AO CRIME NO BRASIL

Por Tarciso Morais
Programa foi apresentado como uma das formas de cumprir promessas de campanha do presidente Bolsonaro na segurança pública.
O governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, vai oferecer R$ 10,1 milhões em bolsas de estudos para projetos que ajudem no combate aos crimes no Brasil
O programa foi apresentado em Brasília, nesta quarta-feira (8), pelos ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
Os ministérios têm o objetivo de desenvolver pesquisas em várias frentes, principalmente no desenvolvimento de tecnologias, para subsidiar o trabalho de órgãos como a Polícia Federal (PF).
Entre as iniciativas citadas no projeto, a intenção é mapear redes de tráfico e identificar a autoria de crimes por meio de exames de DNA. Outro objetivo anunciado é mapear práticas de lavagem de dinheiro e corrupção.
De acordo com o portal Terra, Moro apontou que o programa vem em uma “boa hora”:
É importante esse tipo de direcionamento para que nós tenhamos uma construção de estudos científicos relevantes para as políticas que queremos desenvolver.”
O ministro Weintraub complementou:
Tudo isso é uma preocupação legítima da sociedade e está voltando para a sociedade o imposto de uma adequada, que a gente considera pertinente.”