CORPO DE BOMBEIROS PRESTA NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que é uma instituição pública que prima pela segurança e bem estar da população e de seus integrantes, informa que tomou conhecimento na manhã do dia 8 de janeiro de 2020 da demora nos procedimentos para a extinção de incêndio em veículo na Cidade de Aguas Claras-DF e que sobre o fato esclarece:
É procedimento padrão a realização de testes diários ao assumir o serviço, visando verificar as condições de funcionamento dos equipamentos e viaturas. Porém tais testes não eliminam a possibilidade de pane nas viaturas durante ocorrências, reais ou simuladas;
A segurança do cidadão e da equipe de Bombeiros é prioridade, sendo necessária a avaliação de uma série de possibilidades no cenário da ocorrência (existência de vítimas, risco de explosão, existência de cilindros de gás natural veicular, risco de derrame de combustível, controle do trânsito, direção do vento e outras possivelmente observadas pelo Chefe da Guarnição);
O Comando Operacional (COMOP), órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), responsável direto pelas Unidades Operacionais, já está apurando tecnicamente o ocorrido por meio de seu Grupamento de Combate a Incêndio Urbano e ainda averiguando todos os fatores e circunstâncias que cercaram o evento. A equipe que atuou será devidamente ouvida e havendo responsabilidade por parte destes eles responderão na medida em que a legislação determinar.
Ressaltamos que o CBMDF tem um compromisso firme de atender com excelência à comunidade do DF e que cumpre sua missão com louvor. Eventuais episódios que destoem desse padrão são sempre avaliados, de modo que distorções sejam corrigidas e possamos manter um atendimento de qualidade à população.
O CBMDF agradece as manifestações da sociedade nos diversos canais públicos de comunicação e solicita que a comunidade nos comunique sempre que entenderem que o atendimento ocorreu aquém do necessário. Tais participações nos ajudarão a melhorar cada vez mais a execução dos nossos trabalhos junto a população do Distrito Federal.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal