Banner Acima Menu INTERNAS

MAIA ATACA MP QUE PERMITE WEINTRAUB ESCOLHER REITORES: “INCONSTITUCIONAL”

Se Maia Atacou a MP e sinal de ser bom.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, criticou nesta quinta-feira (11), a medida provisória (MP) do presidente Jair Bolsonaro, que deu ao ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, o poder de escolher reitores temporários para universidades federais. “Inconstitucional”, afirmou em entrevista a GloboNews.
Nitidamente a convergência dessa medida provisória com a [medida provisória] 914 é muito grande. A 914, para aqueles que não sabem, é uma medida provisória que trata de temas corrrelatos e que perdeu a validade nos últimos dias. Então, a minha opinião é que é uma matéria inconstitucional e que esse tema não deveria ser debatido por medida provisória”, disse Maia.
Pelo texto da MP, os reitores escolhidos por Weintraub ficarão nos cargos apenas durante a pandemia da covid-19. A medida editada por Bolsonaro também exclui a necessidade de consulta a professores e estudantes ou a formação de uma lista para escolha dos reitores.
“Você não pode editar uma medida provisória em cima de uma outra editada no mesmo ano, com muita conexão dos termos. Daqui a pouco você não tem mais necessidade de lei, vai editando uma medida provisória atrás da outra, com objetos parecidos, similares, e você tira completamente a relevância, a importância do parlamento brasileiro”, afirmou Maia à GloboNews.
Para Rodrigo Maia, a medida provisória publicada nesta quarta “é uma segunda tentativa de inteferir na autonomia das universidades”.
O presidente da Câmara avalia que o tema deve ser debatido, mas não por medida provisória. Segundo Maia, já há projetos de lei em discussão no Congreso Nacional sobre o assunto.
Maia disse esperar que o governo aja para evitar obrigar o Congresso a devolver a MP. A devolução foi pedida nesta quarta-feira (10) pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o trabalho do Ministério da Educação.
“Eu espero que o governo possa nas próximas horas tomar uma decisão para que não obrigue o presidente do Congresso a devolver a matéria, que é sempre uma decisão extrema. Já existem, tem ações no Supremo Tribunal Federal e, olhando a análise constitucional da Secretaria Geral da Mesa, eu acho muito difícil que o Supremo não tome uma decisão que vá no caminho da suspensão dos efeitos dessa medida provisória”, disse.
Maia afirmou ainda que, caso o governo não recue e a MP não seja suspensa pelo STF, a própria Câmara pode, já na próxima semana, “derrubar a matéria por um grande acordo na Casa”.
Fonte: Gazeta do Brasil

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Putz que pariu ,,, esse cara se mete em tudo ,,, #Foramaia #cadeiamaia #foraAlcounbre #forarodrigomaia #foraglobolixo

    ResponderExcluir
  2. Putz que pariu ,,, esse cara se mete em tudo ,,, #Foramaia #cadeiamaia #foraAlcounbre #forarodrigomaia #foraglobolixo

    ResponderExcluir
  3. Vc não tem vergonha na cara msm em botafogo, faz projeto aí para o desenvolvimento do Brasil e para de travar tudo que o Presidente quer fazer
    Em benefício do povo brasileiro, chega !!!!! Estamos muito cansado de vcs corruptos

    ResponderExcluir
  4. Vc não tem vergonha na cara msm em botafogo, faz projeto aí para o desenvolvimento do Brasil ,e para de travar tudo que o Presidente quer fazer
    Em benefício do povo brasileiro, chega !!!!! Estamos muito cansado de vcs corruptos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sugestão.