DORIA RECUA E CAMPEONATO PAULISTA VOLTA A PARTIR DO DIA 22 DE JULHO

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), autorizou nesta quarta-feira (08), a volta das partidas de futebol no estado a partir de 22 de julho. Nessa terça-feira (7), a Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou ao governo Doria o protocolo de operação de jogo para a conclusão do Campeonato Paulista.
O documento pedia o retorno do torneio sem a presença de público a partir da data autorizada pelo governo paulista.Depois que a CBF confirmou que os clubes paulistas aceitaram o início do Brasileiro, no dia 9 de agosto, Doria recuou. Ele queria o reinício do Paulistão no sábado, dia 1 de agosto.
O tucano afirmou, em entrevista coletiva, que os jogos só poderão ocorrer em cidades da fase amarela e em estádios sem público.
O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, disse que, com os protocolos, o retorno terá “absoluta segurança”. Ele também citou que, em atividades ao ar livre, o risco de contágio é reduzido.
O protocolo detalha os cuidados adotados para a realização dos últimos 24 jogos da competição. Será obrigatória a concentração em hotel ou nos centros de treinamentos antes dos jogos. Os clubes também vão ter que avisar previamente quais jogadores e integrantes da comissão técnica irão aos jogos.
No estádio, os vestiários serão higienizados e apenas a delegação dos times poderá ter acesso. Também serão disponibilizados álcool em gel e cartazes informativos sobre higiene pessoal. Os clubes mandantes ficam encarregados de manter os protocolos de segurança.
A previsão é que a final aconteça em 8 de agosto — um dia antes da volta do Campeonato Brasileiro, como previsto pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O Campeonato Paulista não recebe jogos desde 16 de março, quando restavam duas rodadas para o fim da primeira fase.
Fonte: Gazeta do Brasil