Banner Acima Menu INTERNAS

“ESTE É O GRANDE CASO: NOSSO PAÍS PRECISA DE UMA VITÓRIA”, DIZ TRUMP SOBRE A AÇÃO JUDICIAL CONTRA QUATRO ESTADOS ACEITA PELA SUPREMA CORTE DOS EUA

Por Thaís Garcia
Na manhã de quarta-feira (9), o Presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou seu apoio à ação judicial do procurador-geral do Texas, Ken Paxton, contra quatro estados americanos na batalha contra as alegadas fraudes eleitorais.
O Presidente americano disse que sua campanha planeja intervir para apoiar o processo.
“Estaremos INTERVINDO no caso do Texas (além de muitos outros estados). Este é o grande caso. Nosso país precisa de uma vitória!”, escreveu Trump no Twitter.
Trump emitiu seu apoio ao estado do Texas e aos 10 estados se uniram em apoiando a seu processo contra quatro estados de batalha – Pensilvânia, Geórgia, Michigan e Wisconsin – que foram acusados​​de fraude eleitoral que erroneamente teria dado a Joe Biden uma suposta vitória na eleição presidencial.
Conforme o Conexão Política informou anteriormente, o Texas entrou com uma ação judicial contra quatro estados do campo de batalha, levando-a diretamente à Suprema Corte dos EUA, dizendo que aqueles estados violaram a Cláusula Eleitoral.
“A eleição de 2020 sofreu irregularidades significativas e inconstitucionais”, diz a ação judicial.
Ao entrar com o processo, o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, disse que os estados do campo de batalha Pensilvânia, Geórgia, Michigan e Wisconsin não seguiram as leis e os protocolos eleitorais adequados e, como resultado, privaram os eleitores do Texas e de outros estados.
“Essas eleições em outros estados onde a lei estadual não foi seguida afetam meus eleitores porque são eleições nacionais e, portanto, se houver algo fraudulento ou que afetem uma eleição e a lei estadual não for seguida conforme exigido pela Constituição, ela afetará nosso estado”, disse Paxton à “Fox & Friends” nesta quarta-feira (9). “Afeta todos os estados.”
“Não podemos voltar atrás e consertar, mas podemos dizer, OK, vamos transferir isso para a Corte e deixá-la decidir o resultado da eleição. Essa seria uma situação constitucional válida”, acrescentou Paxton.
O Texas argumenta que esses estados violaram a Cláusula Eleitoral da Constituição porque fizeram mudanças nas regras e procedimentos de votação por meio dos tribunais ou de ações executivas, mas não por meio das leis estaduais. Além disso, o Texas argumenta que havia diferenças nas regras e procedimentos de votação em diferentes condados dentro dos estados, violando a Cláusula de Proteção Igualitária da Constituição. O Texas também argumenta que houve “irregularidades na votação” nesses estados.
“Usando a pandemia covid-19 como justificativa, funcionários do governo nos estados réus da Geórgia, Michigan e Wisconsin, e na Comunidade da Pensilvânia (coletivamente,’Estado Réu’) usurparam a autoridade de seus legislativos e revisaram inconstitucionalmente os estatutos eleitorais de seu estado”, diz a reclamação de Paxton. “Eles realizaram essas revisões estatutárias por meio de decreto executivo ou ações judiciais amigáveis, enfraquecendo assim a integridade do voto”.
O Texas está pedindo à Suprema Corte dos EUA que ordene aos estados que permitam que seus legislativos indiquem seus eleitores. A ação busca invalidar os 62 votos do Colégio Eleitoral daqueles quatro estados de campo de batalha e conceder a Trump um segundo mandato.
Fonte: Conexão Política
Leia também:

Postar um comentário

0 Comentários