Banner Acima Menu INTERNAS

CORONAVAC NÃO APRESENTOU RESULTADO ‘ESPERADO’, DIZ GERENTE DA ANVISA

Por Anderson Scardoelli 
Mesmo assim, Gustavo Mendes Lima sugere aprovação do imunizante contra a covid-19
O gerente-geral de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes Lima, criticou a CoronaVac. Em apresentação durante reunião do órgão neste domingo, 17, ele afirmou que o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech ficou aquém do que se imaginava para um projeto de combate ao novo coronavírus.
“Não foram apresentados os resultados da avaliação de imunogenicidade ao longo do tempo para esse estudo, de acordo com o que era esperado e definido no protocolo”, afirmou Mendes Lima. “Os dados fornecidos de imunogecidade da CoronaVac não são quantitativos, são qualitativos e, por isso, não foram considerados adequados”, enfatizou o gerente-geral de medicamentos da Anvisa.
Como gerente de área técnica, o papel de Mendes Lima foi justamente apresentar a sua análise sobre a CoronaVac e a vacina da Universidade de Oxford. As aprovações — ou não — dos imunizantes serão definidos pelos cinco diretores do órgão.
Apesar de criticar publicamente os resultados apresentados pela CoronaVac no combate ao novo coronavírus, o gerente-geral de medicamentos sugere a aprovação do uso emergencial da vacina. De acordo com Gustavo Mendes Lima, essa medida se faz necessária devido à falta de alternativas presentes no Brasil contra a pandemia.
“A gerência recomenda a aprovação do uso emergencial da CoronaVac, com acompanhamento das incertezas”
“A recomendação, como área técnica, é que, tendo em vista o cenário da pandemia, aumento do número de casos e ausência de alternativas terapêuticas, a gerência recomenda a aprovação do uso emergencial da CoronaVac, com acompanhamento das incertezas que ainda temos e reavaliação periódica”, afirmou. Além dele, a gerência de monitoramento de produtos e a coordenação de inspeção de insumos da Anvisa também irão apresentar suas análises sobre os dois projetos de vacina.
Fonte: Revista Oeste


Postar um comentário

3 Comentários

Obrigado pela sugestão.