MANTENDO O ATUAL PROGRESSO, ALIANÇA PELO BRASIL SAIRÁ DO PAPEL APENAS EM 2024

Por Brehnno Galgane
A criação do partido conservador Aliança pelo Brasil, caso mantenha esse ritmo de crescimento, só sairá do papel apenas em 2024. Atualmente, possui 72.956 assinaturas válidas, faltam 419.011. São necessárias 491.967 assinaturas validadas pela Justiça Eleitoral para a criação de um partido.
Após o 2º semestre de 2020, a cadência de validação das assinaturas para criar o novo partido aumentou, mas, se mantida a média diária, o partido de Jair Bolsonaro só sai em março de 2024.
Segundo o vice-presidente do Aliança, Luiz Felipe Belmonte, o partido conseguirá os apoios até abril de 2021 e que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) poderá analisar tudo até agosto.
“Começamos a cobrar dos cartórios eleitorais que eles cumpram o prazo de 15 dias para analisar as fichas. Temos fichas que estão há 8 meses sem análise”, declarou Belmonte.
Além do número mínimo de assinaturas, o partido necessita atingir um número mínimo de pelo menos 9 Estados. Atualmente, o partido já está presente em 10. São eles: RR, AP, RO, MS, PB, AM, SC, DF, MA e PR.
Eleito pelo PSL em 2018, Jair Bolsonaro o deixou depois de se desentender com a cúpula da legenda, no fim de 2019. Logo depois anunciou a criação da Aliança pelo Brasil.
Falando sobre a reeleição, Bolsonaro disse que se a Aliança não “decolar” até março, então irá procurar outro partido, já que precisa estar filiado a um partido até abril de 2022 para concorrer à reeleição.
Fonte: Terça Livre