A PEDIDO DE IBANEIS, BRB E SETOR PRODUTIVO VÃO AJUDAR NA CRIAÇÃO DE NOVAS UTIs

O GDF, por meio do Banco de Brasília, trabalha para construir uma unidade de saúde acoplada, com capacidade para 63 leitos, ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam). A construção será feita no mesmo modelo do que foi feito no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).
A determinação é do governador Ibaneis Rocha que conta ainda com a ajuda do setor produtivo do Distrito Federal.
Na reunião com Ibaneis Rocha, ocorrida  na tarde desta sexta-feira(12), no Palácio do Buriti, participaram deputados distritais, federais, representantes do setor empresarial do DF, além de Paulo Henrique Costa, presidente do Banco de Brasília.
O governador fez um apelo aos empresários pendido a colaboração do segmento para a construção, em parceria com o governo, de uma unidade acoplada ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam) com capacidade para cerca de 70 leitos.
Ibaneis Rocha explicou  aos dirigentes do setor produtivo como será a habilitação de 300 leitos distribuídos em três hospitais de campanha.
“Serão 150 leitos de UTI e 150 de enfermaria nas unidades que vão ser construídas no Ginásio Nilson Nelson [Plano Piloto], no Ginásio do Gama e no Sesi de Ceilândia”, detalhou.
De acordo com o governador, da semana passada para cá, foram abertos  230 leitos de UTI. Hoje foram abertos mais 20 leitos e na próxima semana, mais 50.
Ibaneis informou que o governo está em negociação para a abertura de um hospital da Rede Anchieta, em Taguatinga, para acolher mais leitos.
“São quatro mil metros quadrados, já com tubulações para oxigênio, onde queremos instalar de 200 a 300 leitos imediatamente. A Secretaria de Saúde fará uma vistoria para ver a possibilidade de instalar rapidamente a estrutura”, destacou Ibaneis.
O presidente do BRB, Paulo Henque Costa (foto), destacou que o valor para construção de uma unidade acoplada ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam), com capacidade para cerca de 70 leitos, nos moldes do que foi feito no Hospital Regional de Ceilândia (HRC),  é de R$ 11 milhões.
“Esse valor é com o hospital pronto e equipado”, pontuou o presidente do BRB. “As doações podem ser feitas na conta do Supera DF, dentro do Comitê Covid-19 montado pelo governo”.Após a fala do presidente da instituição financeira, os representantes do setor produtivo se comprometeram a fazer doações para que a unidade seja erguida quanto antes.
“O setor produtivo está unido, e vemos que o primeiro hospital está nascendo aqui”, destacou o empresário Paulo Octávio, ao sinalizar que as associações e sindicatos poderão colaborar para a construção de mais de uma unidade. O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra-DF), Jamal Bittar, reforça a convicção.
“É o momento de a sociedade trabalhar em conjunto”, ressaltou.
Empresários do DF se comprometem a financiar parte de unidade acoplada com cerca de 70 leitos no Hospital Regional de Samambaia