REPOSTAS DA EDUCAÇÃO DO DF É 2 VEZES MELHOR QUE A MÉDIA NACIONAL

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas levou em conta as soluções mais amplas e ágeis. Brasília apresentou o melhor desempenho entre as capitais
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revela que a rede pública de educação do Distrito Federal alcançou a nota 5.9, mais do que o dobro de pontos da média nacional (2.38) quando se fala em resposta à pandemia de covid-19. A pesquisa formulou variáveis para medir a amplitude da cobertura e a agilidade na implementação do ensino remoto. Em se tratando de capitais, Brasília saiu disparada na frente de todas as 26 avaliadas e conquistou nota 6, mais que o triplo da média apurada (1,6).
“O ano de 2020 foi o maior desafio da história da educação. Saiu tudo exatamente como deveria? Claro que não. Houve prejuízo ao aprendizado? Claro que sim, é preciso reconhecer essas coisas. Mas aqui no DF, a rede pública de ensino fez um esforço gigantesco para manter os estudantes envolvidos no processo pedagógico. Eu tenho certeza que a nossa resposta, dos nossos professores, diretores, assistentes, coordenadores regionais, dos técnicos na sede, foi uma das melhores do país”, comenta o secretário de Educação, Leandro Cruz.
Clique aqui para conhecer a íntegra da pesquisa da FGV.
Intitulada Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia de covid-19, a pesquisa é assinada por Lorena Barberia, Luiz Cantarelli e Pedro Henrique Schmalz, todos do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).
Eles analisaram os programas das 27 unidades federativas brasileiras e de todas as 26 capitais estaduais, de março a outubro de 2020. Os indicadores utilizados na análise como componentes para a criação do Índice de Educação a Distância (EaD) tiveram o objetivo de medir a qualidade dos programas estabelecidos em cada local.
Fonte: Agência Brasília