Banner Acima Menu INTERNAS

IBANEIS INÍCIA A PRIMEIRA GRANDE REFORMA DA PONTE COSTA E SILVA


Ibaneis assinou ordem de serviço da ponte; investimento é de R$ 13,5 milhões e beneficiará 14 mil veículos que trafegam diariamente pelo local
Para ampliar a segurança da população e evitar trágicos desabamentos como os que aconteceram em 2018 no complexo de viadutos do Eixo Sul, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem se esforçado na recuperação preventiva de grandes obras de arte. Depois de reformar as tesourinhas e outros viadutos, agora as obras vão avançar para a Ponte Costa e Silva, no Lago Sul. Inaugurada em 1976, a via de passagem projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer finalmente terá sua primeira grande reforma, com investimento de R$ 13.594.231,88.
Nesta quarta-feira (14), o governador Ibaneis Rocha assinou a ordem de serviço para o início da obra. Estão incluídos a elaboração do projeto executivo, o reforço estrutural das vigas da ponte, a manutenção das juntas de dilatação e das sinalizações náuticas e viárias, o recapeamento funcional das três faixas de asfalto, a instalação de um novo guarda-corpo e a melhoria no escoamento de águas pluviais e pintura. Além disso, será reformada a margem (cabeceira da ponte) do Lago Sul, com a implantação de píer e muro de arrimo. Reformas vão beneficiar 14 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.
A reforma aumentará a vida útil da ponte em  15 a 20 anos, além de oferecer mais qualidade e segurança a quem transita pelo local. A obra, que vai gerar 300 empregos, está a cargo da empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, contratada pela Novacap.
“A gente vem fazendo um trabalho de zeladoria da cidade”, disse o governador Ibaneis Rocha, após assinar a ordem de serviço para que as obras comecem imediatamente. “Começamos com as tesourinhas, que estamos fazendo desde o ano passado, e agora passamos para a ponte Costa e Silva, que está bastante degradada. A gente quer entregá-la nova para a população do DF o mais rápido possível.”
O presidente da Novacap, Fernando Leite, considera que o caráter de monumento de Brasília demanda atenção especial. “Essa ponte é uma obra de arte, um projeto de Oscar Niemeyer, e ela exige cuidados”, pontua. “Ela passou por algumas intervenções, e agora vamos fazer uma grande reforma. Ela precisa de uma substituição das juntas de dilatação, corrigir infiltrações, substituir os aparelhos de apoio da ponte, recuperar o asfalto os guarda-corpos”.
Fonte: Agência Brasília

Postar um comentário

0 Comentários