Banner Acima Menu INTERNAS

ZÉLIO MAIA DIRETOR DO DETRAN/DF, UMA GESTÃO COM RESULTADOS POSITIVOS

Por Eduardo Magregor
Os acidentes de trânsito no Brasil causam impactos sociais, ambientais e psicológicos, além de grande demanda de leitos hospitalares, faltas no trabalho, indenizações e gastos materiais.
E as pessoas perguntam: O que é a educação no trânsito?
A educação para o trânsito é um tipo de aprendizado que vem a mostra os direitos e os deveres do cidadão no trânsito. Tanto motoristas como pedestres devem respeitar as placas de trânsito para manter o tráfego na sua cidade em ordem e assim com sua atitude evitar acidentes. Hoje o Portal de Notícias Blog Olhar Digital entrevistou Zélio Maia (Diretor do Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF)
A educação no trânsito começa cedo com as crianças, até a sua fase adulta quando assim adquirem a sua carteira de motorista. Os conceitos sociais desenvolvidos pela instituição entram exatamente com caráter de destaque mediante o grau da relação motorista e órgão. Nos dias de hoje com a chegada da pandemia qual a importância das ações do DETRAN para a população no trânsito?
Zélio Maia: Temos uma responsabilidade assumida desde o início da nossa gestão, sempre enfatizando  a realidade do caráter educacional no trânsito do Distrito Federal. A consciência do motorista é a base que sustenta a boa e educada prática no trânsito. Temos intensificado nossas relações integrando as mesmas a outras entidades, baseando-se em nossos objetivos em comum junto ao Governo do Distrito Federal como um todo, com isso temos dado passos generosos e firmes, e que através deles estamos a nos esforçar ao máximo para um melhor atendimento sempre a população na capital federal.
O senhor em fala recente, em entrevista a Agencia Brasília ressaltou que “O Detran não pode ser visto apenas como órgão de penalização”, Porém, “Não se alcança uma plena conscientização, sem penalização”. O motorista do futuro e os motoristas dos dias de hoje tem sido mais conscientes diante dos cuidados atribuídos pelo órgão, fato esse demonstrado com a efetividade do DETRAN nas ruas de Brasília. Em sua visão como diretor de um dos órgãos mais importantes em nosso brasil. O que o senhor espera desses motoristas em relação ao aprendizado passado a eles nesse período pandêmico?
Zélio Maia: Temos a certeza de que estamos a fazer um grande trabalho de conscientização aos motorista e pedestres em dita fala antes e agora com a pandemia, diversas ações junto ao Governo do Distrito Federal e órgãos estão sendo realizadas com muita seriedade e responsabilidade. Não somos um órgão que penaliza sem causa. A cultura das pessoas esta mudando, e a cada dia que passa uma penalidade trás a luz a algum infrator. O motorista do futuro seram os jovens e os motoristas mais antigos em algum momento não se prestaram tanto a errar ao ponto de se colocarem em risco por sua vez cometendo erros diversos que o prejudicará a frente ou até mesmo o levando a algum acidente grave.
As pessoa estão pensando mais, não agindo tanto por impulsos desnecessários, e o DETRAN esta nas ruas de Brasília para sanar este grau negativo de comportamento. No trânsito a paciência e a calma te leva em segurança e lhe trás de volta também. Completa Zélio Maia.
O DETRAN tem sido uma das instituições que tem lutado perante os cuidados necessários da população, trazendo com sigo a consciência para o uso de máscara e apoio diversos em ações de fiscalização em toda Brasília mediante os decretos para baixar a curva do vírus. A recém ”Operação Toque de Recolher ”que chega para orientar condutores e passageiros quanto as restrições no horário de circulação teve o seu destaque em números. Outras operações ou campanhas positivas estariam por vir?
Zélio Maia: Sim, o DETRAN tem sido um dos muitos órgãos envolvidos nas ações socioeducativas no enfrentamento contra a disseminação do novo coronavirus, mas sem deixarmos de lado nossas atribuições como órgão fiscalizador de trânsito ao exemplo de apreensão de carros com documentos irregulares, embriaguez ao volante, entre outras infrações cometidas pelas pessoas quando ali estão condutoras do veículo na prática do delito.
Sobre novas ações e campanhas. Lançamos nesse mês de março a campanha educativa de trânsito faixa de pedestre 2021. O objetivo da campanha é conscientizar os motoristas, pedestres, pais e responsáveis sobre o cuidado em utilizar e respeitar a faixa de pedestre para garantir a segurança de todos no trajeto. Em um pequeno trecho da campanha nela temos um senhor idoso de 65 a 70 anos atravessando na faixa, e segurando pelo pulso a sua netinha de cerca de 7 a 8 anos de idade. Atenção redobrada na hora de atravessar na faixa com segurança, isso é algo primordial em uma travessia, completa.
Uma frase de impacto que lhe representa Zélio Maia?
”Temos que fazer o melhor para que o amanhã seja sempre melhor do que o hoje. Pense sobre a sua condução, seja responsável ”. Zélio Maia
”Um recado positivo aos condutores de veículos de modo geral que por uma atitude certa podem evitar mortes incluindo a sua própria ou de sua família ou por embriaguez ao volante, celular nas mãos, entre outras mais que desencadeiam acidentes tanto em Brasília, Brasil e no mundo “.



Postar um comentário

0 Comentários