Banner Acima Menu INTERNAS

FARMACÊUTICA GANHA PATENTE NOS EUA COM SPRAY DE HIDROXICLOROQUINA E IVERMECTINA

Por Luigi Marnoto
Empresa finlandesa desenvolve produto com medicamentos que políticos e agências de fact-checking querem proibir alegando "não terem comprovação científica"
m medicamento contra coronavírus desenvolvido pela Therapeutica Borealis, uma empresa farmacêutica da cidade de Turku, Finlândia, obteve a patente definitiva do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO). O fármaco, um spray nasal, contém hidroxicloroquina, entre outros ingredientes.
Em um comunicado à imprensa na segunda-feira (24), o biólogo, ex-reitor da Universidade de Turku e um dos fundadores da Therapeutica Borealis, Kalervo Väänänen, comemorou:
“A patente final é um marco importante para nós em nosso caminho para o mercado. Nosso próximo objetivo é encontrar uma empresa da indústria farmacêutica estabelecida com uma escala de negócios internacional.”
Além de Väänänen , mais dois fundadores da Therapeutica Borealis atuaram no desenvolvimento do medicamento: Lauri Kangas, professor adjunto de ciências da Universidade de Turku, e Matti Rihko, psicólogo e presidente do conselho da Câmara de Comércio de Turku e da Universidade de Turku.
De acordo com a empresa, o spray nasal atua na função celular da mucosa nasal prejudicando a capacidade do vírus de penetrar no corpo e se multiplicar.
“O enfrentamento da pandemia requer, além da vacina, um medicamento preventivo ou de ação precoce. Este medicamento também ajuda especialmente em uma situação em que a cobertura vacinal parece permanecer muito baixa para a imunidade de rebanho”, disse Väänänen.
A farmacêutica garante que os ingredientes ativos da droga – aprotinina, hidroxicloroquina e ivermectina – são drogas bem conhecidas e amplamente utilizadas, mas, neste produto, agem de uma maneira nova e direcionada à membrana mucosa respiratória superior.
Segundo a empresa, todas as moléculas de medicamentos cobertas pela patente são aprovadas para o tratamento de outras doenças, mas se usadas de forma sistêmica, como pílulas ou infusões ingeridas pelos pacientes, as quantidades dos medicamentos podem ser altas e potencialmente prejudiciais.
“Para uso tópico, como no spray nasal, as concentrações dos princípios ativos em todo o corpo permanecem muito baixas, mas são suficientes l para impedir a passagem e a replicação do vírus, tornando o medicamento mais seguro e eficaz”, diz a Therapeutica Borealis.
Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou contra o uso de ivermectina em pacientes com Covid-19, exceto para ensaios clínicos, devido à falta de dados que demonstrassem seus benefícios. No entanto, o medicamento tem sido usado para pacientes Covid em países como África do Sul e Índia.
Com informações de Yleisradio
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI

Postar um comentário

0 Comentários