Banner Acima Menu INTERNAS

UNIÃO E FORÇAS NO COMBATE À VIOLAÇÃO DE DIREITOS

Denunciar casos de violência e violação de direitos humanos está mais fácil. Nesta segunda-feira (24), o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o aplicativo Proteja-se, em parceria com o governo federal, com o objetivo de acelerar o atendimento a mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiências e demais grupos que venham a sofrer situações de risco.
Com a integração entre os serviços do GDF e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, espera-se que os atendimentos se tornem mais ágeis e as denúncias resolvidas no menor tempo possível. Agora, com o aplicativo, basta a pessoa enviar uma mensagem para ser atendida. O dispositivo dispõe de suporte por chat ou em libras e recursos como fotos e vídeos para serem anexados.
“Quando a gente protege as pessoas em situação de vulnerabilidade, a gente protege as famílias. Quando você cuida da área social e da defesa das pessoas é a hora que você está governando de fato” Governador Ibaneis Rocha
Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas no sistema Android. Para fazer o download, acesse a Play Store e pesquise por Proteja-se, app desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal. Veja, a seguir, um passo a passo de como utilizar o serviço:
“Quando a gente protege as pessoas em situação de vulnerabilidade, a gente protege as famílias. Quando você cuida da área social e da defesa das pessoas é a hora que você está governando de fato”, disse o governador Ibaneis Rocha durante a cerimônia.
O chefe do Executivo local citou outras medidas e obras importantes do GDF para a proteção das vítimas de violência e situações de vulnerabilidade, como a criação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher II (Deam II) e da Casa da Mulher Brasileira, ambas em Ceilândia.
“Tenho certeza que o resultado do lançamento deste aplicativo – aliado às políticas que já desenvolvemos de proteção das famílias, com a aprovação no Congresso Nacional – vai tratar os crimes de violência doméstica com mais rigor. Nós vamos conseguir zerar os casos de violência doméstica no DF”, vislumbra o chefe do Executivo.
Com o acordo assinado nesta segunda-feira (24), as denúncias de violações de direitos humanos recebidas por qualquer canal vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, como o Disque 100, Ligue 180, Telegram, Whatsapp. Agora, o aplicativo Proteja-se, do GDF, vai encaminhar as denúncias diretamente aos órgãos de enfrentamento às violações.
Pioneirismo
O lançamento do Proteja-se é o primeiro canal de atendimento em conjunto e personalizado que une as forças de atuação de um governo local com o federal. Este foi um dos pontos destacados pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
“O governo Ibaneis tem sido o governo da inclusão e esse aplicativo nós vamos levar para o Brasil inteiro. Ele vem para fecharmos o cerco no combate à violência. Ele é fruto de uma parceria do governo federal com o DF e que vai ser modelo para levarmos ao Brasil inteiro”, afirmou Damares Alves.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, política pública se faz com dados e alcance. Ações que o aplicativo Proteja-se vai juntar com ferramentas e órgãos dos governos local e federal. Ainda segundo Passamani, o “Proteja-se é protegermos uns aos outros, e o GDF está à disposição para trabalhar e cuidar de todas as famílias brasilienses, seja por aplicativo ou por acordos de cooperação técnica”.
Já a titular da Secretaria da Mulher, Éricka Filippelli, disse que o passo dado hoje é de “suma importância para nós garantirmos uma unidade com o governo federal dentro da situação de atendimento às mulheres vítimas de violência e das pessoas em vulnerabilidade”.
Secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira, reforçou o pioneirismo do Proteja-se, que chega para ampliar os canais de monitoramento da pasta. Para Júlio Danilo, a “Secretaria de Segurança Pública acredita na cultura da denúncia como mecanismo de prevenção para que crimes mais graves não ocorram”.

Postar um comentário

0 Comentários