Banner Acima Menu INTERNAS

VÍDEO: SATÉLITES DA SPACEX CRUZAM CÉU DE BRASÍLIA

Na noite de 4ª feira (19.mai), o céu de Brasília ficou durante 4 minutos iluminado com 60 satélites da empresa SpaceX. O momento foi registrado por volta das 18h45 pelo fotógrafo astronômico Leo Caldas, que fez os registros na região de Águas Claras. 
Apelidados de "trem de satélites", os equipamentos fazem parte do projeto Starlink,  do CEO da Tesla Motors, Elon Musk, e foram lançados no dia 9 de maio. Organizados como se estivessem em fila indiana, o principal objetivo deles é levar internet para o mundo inteiro, a qualquer momento. "Como eles foram lançados há pouco tempo, sem tempo de se espalharem e tomarem a órbita definitiva, eles formam esse formato de filas", explica o fotógrafo Leo Caldas.
O registro de Caldas foi publicado em sua conta do Instagram e repercutiu com internautas de diversos locais do Brasil que comentaram  também ter visto o fenômeno, como em Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Paulo e na Chapada dos Veadeiros. "Eu vi ontem em Portal da Chapada dos Veadeiros", comentou um deles. "Minha filha me chamou no quintal perguntando se estrela se movia e me mostrou a fila de ?estrelas? atravessando o céu. Sensacional! Não sabia o que era, achei que fossem drones", disse outro.
O fotógrafo utilizou uma lente de 35mm e acelerou o vídeo quatro vezes para a visualização ficar mais dinâmica. Segundo ele, os satélites foram vistos a olho nu porque, no espaço, ainda estão recebendo a luz solar. "Se eles passam enfileirados antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, ficam visíveis. Depois dessa hora não é mais possível porque já estão na sombra da terra", explica. 
Fonte: SBT News
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI

Postar um comentário

0 Comentários