Banner Acima Menu INTERNAS

BOLSONARO SUGERE QUE PODE NÃO DISPUTAR ELEIÇÃO SE NÃO HOUVER VOTO VERIFICÁVEL

Fábio Matos
Em conversa com apoiadores nesta segunda-feira, 19, Jair Bolsonaro deu a entender que pode não se candidatar à reeleição em 2022 caso o voto verificável não seja implementado no Brasil. O presidente tem subido o tom nas críticas ao modelo 100% eletrônico do sistema de votação do país, defendido por partidos de oposição e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Eu entrego a faixa para qualquer um. Se eu disputar a eleição, né? Se eu disputar, eu entrego a faixa para qualquer um. Uma eleição limpa”, afirmou Bolsonaro. “Agora, participar de uma eleição com essa urna eletrônica… Alguns falam: ‘Ah, o Bolsonaro foi reeleito tantas vezes com o voto eletrônico’”, completou o presidente.
Bolsonaro afirmou ainda que não acredita na aprovação do voto verificável pelo Congresso, a tempo de ser utilizado nas eleições de 2022: “Eu não acredito mais que passe na Câmara o voto impresso, tá? A gente faz o possível. Vamos ver como é que fica aí”.
No domingo 18, ao deixar o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde ficou internado por quatro dias tratando de uma obstrução intestinal, Bolsonaro voltou a criticar o sistema de votação atual no país. “Não entendo por que não querem o voto auditável. Será que esse voto eletrônico é usado no mundo todo? É tão confiável assim?”, indagou. “Tenho certeza de que a maioria de vocês não acredita no voto como está aí. As coisas evoluem. É igual banco. Eles buscam maneiras de evitar que hackers e bandidos entrem [no sistema].”
Na ocasião, o presidente lembrou que o sistema atualmente utilizado no Brasil “é dos anos 1990”. “Por que a vontade doida do [Luís Roberto] Barroso de manter o sistema como está?”, questionou o presidente. “A apuração tem que ser também pública. Temos que afastar aquela história de que quem ganha eleição não é quem vota, mas quem conta os votos. […] Por coincidência, quem faz o maior ativismo contra o voto auditável é o ministro Barroso, presidente do TSE.”.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI 
Leia também: BOLSONARO DISPARA: “ELEIÇÃO NÃO AUDITÁVEL NÃO É ELEIÇÃO, É FRAUDE”


Postar um comentário

0 Comentários