Banner Acima Menu INTERNAS

MARCELO RAMOS É O RODRIGO MAIA 2.0: SABOTAGENS, MENTIRAS E CARÊNCIA DE ATENÇÃO

O estamento burocrático jamais aceitou a vitória de Jair Bolsonaro em 2018. Acostumado a enxergar a política sob uma ótica que remete a tempos antigos, ele tomou um cruzado de direita – literalmente – ao ser derrotado por um outsider conservador, fazendo o Brasil entrar na onda da direita populista que marcou a última década.
Desde o começo do governo, essas forças tentaram de tudo para derrubar o presidente Bolsonaro. As tentativas de miná-lo indefinidamente, sabotar medidas importantes e limitar atribuições constitucionalmente privativas ao Poder Executivo exemplificaram bem o mal estar do establishment. Nenhum outro governo foi tão achincalhado como o atual.
Difícil apontar quem mais sabotou o governo. O STF rasgou a Constituição inúmeras vezes e virou partido de oposição, como disse o jurista Ives Gandra; Rodrigo Maia usou a posição de presidente da Câmara para pautar o que queria e sentar em cima das MPs do governo,além de criar atritos desnecessários e estúpidos; governadores fizeram da pandemia um ótimo palanque com seus respectivos interesses. O que não faltou foi gente para atrapalhar o governo e atrasar o país.
Diferente do STF e dos governadores, o sr. Maia saiu de sua posição. Teremos paz com a queda do sabotador da Câmara, pensei. tem-se agora um aspirante ao mesmo papel: o vice-presidente da casa, Marcelo Ramos (PL-AM). Ele é o Rodrigo Maia 2.0, sem tirar nem pôr.
O sr. Ramos dedicou boa parte do seu tempo a algo que é a especialidade dos politiqueiros medíocres: aparecer e angariar holofotes por declarações desnecessárias. Escolhido como presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência por Maia, ele nunca perdeu a oportunidade de alfinetar o governo, ameaçando até mesmo a viabilidade da reforma.
Certa vez, o sr. Ramos falou que as manifestações governistas que explicitaram o eDscontentamento da população com o Congresso atrapalhavam a reforma, mas logo em seguida garantiu que iria blindá-la. Dualidade típica de quem implora por atenção.
Além de legítimo sabotador da escola Rodrigo Maia, o sr. Ramos também é um mentiroso. Ao comentar a fala do presidente Bolsonaro sobre as as eleições de 2022 com a perspectiva do voto impresso, o deputado apontou a declaração como uma ameaça de fechamento do Congresso. Ora, não há a menor correlação entre uma coisa e outra, e o voto com a possibilidade de auditorias futuras é um pilar fundamental da democracia.
Garantir eleições limpas e confiáveis foi um dos maiores desafios do Império – basta ler o livro A Democracia Coroada do historiador João Camilo de Oliveira Torres para compreender isso.
O presidente Bolsonaro já repreendeu publicamente um apoiador seu que pediu o fechamento do Congresso e do STF. Colocar na sua conta essa intenção não é apenas analfabetismo funcional: é mentir e tentar ludibriar a população de forma irresponsável e leviana.
Agora temos a questão da LDO e do fundão eleitoral. Não entrarei na discussão se os parlamentares governistas votaram ou não pela aprovação do último – isso é insignificante no momento. O que é surpreendente nessa situação é que o deputado Ramos capitaneou a aprovação do fundão é o mesmo que falou da necessidade de conter uma pressão do governo para romper o Teto de Gastos. O liberalismo do sr. Ramos é o de ocasião: quando lhe interessa, vale; quando não, é dispensável.
Com a pressão popular e a sinalização de veto por parte do presidente Bolsonaro, Ramos reagiu. Declarou-se oposição ao governo – alguém surpreso? – e já falou em trabalhar pelo impeachment de Bolsonaro. Típica atitude de criança mimada: Típica atitude de criança mimada: tirou o doce da boca, começou a espernear. Mais uma prova de que o país não é nenhum pouco importante ao sr. Ramos, tampouco a parte expressiva da população que apoia o governo.
Marcelo Ramos já foi filiado ao PC do B e ao PSB. Hoje paga de liberal moderado. Mas essa tentativa de posar como centrista não engana ninguém. Desde o começo, o sr. Ramos tenta atrapalhar as iniciativas de um governo eleito democraticamente que marcou o rompimento com a hegemonia esquerdista da Nova República – fato justificador das tentativas insanas de derrubá-lo. As pautas conservadoras praticamente não andaram, e as reformas liberais estão sendo vendidas como se fossem iniciativas do Centrão.
Que o sr. Ramos paute o impeachment quando tiver a oportunidade. Assim encerraremos de vez a discussão, o governo sairá fortalecido e a base conservadora terá união. O país agradece, e o deputado voltará ao merecido status anterior de total insignificância. Não precisamos de outro Rodrigo Maia. Já temos figuras abjetas demais na vida pública deste país com muito poder.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI 
Leia também: ‘A ECONOMIA A GENTE VÊ DEPOIS’? CRISE NA PANDEMIA PODE AFETAR NOVE ANOS SALÁRIOS DE BRASILEIROS

Postar um comentário

0 Comentários