LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO QUARTEL DOS BOMBEIROS DF CEILÂNDIA

Com investimento de quase R$ 6 milhões, serão construídos dois edifícios na cidade que registra 12% das ocorrências do DF.
A pedra fundamental para a construção do novo quartel do 8º Grupamento Bombeiro Militar, em Ceilândia, foi lançada, na manhã desta terça-feira (3), durante cerimônia na unidade provisória do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) da cidade. Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto foi recebido pelo comandante-geral do CBMDF, coronel William Augusto Ferreira Bomfim.
Com investimento de R$ 5.950.000, a obra será inaugurada em 12 meses. Em 30 dias, está previsto o início da construção. Trata-se de uma das obras prioritárias da corporação, alinhada ao Plano Estratégico do CBMDF.
Segundo a instituição, o intuito é atender as ocorrências emergenciais nos padrões internacionais, além de garantir a infraestrutura apropriada às atividades operacionais. Também fazem parte dos objetivos valorizar o profissional bombeiro-militar e modernizar o atendimento e o despacho operacional.
“A cidade mais populosa do Distrito Federal tem recebido diversos investimentos e merece um novo e moderno quartel do Corpo de Bombeiros”, destacou Paco Britto, referindo-se ao prédio atual, que, segundo ele, está “muito antigo e desgastado”.
Paco lembrou ainda que, em um momento de pandemia, o CBMDF demonstra que, além do excelente desempenho nas ações de enfrentamento à covid-19 – a corporação terminou o mês de julho com índice zero de infecções –, está promovendo atividades que resultarão em melhorias duradouras para o seu efetivo. “Esse é mais um legado do nosso governo para as gerações futuras. O governador Ibaneis Rocha é um guerreiro, um maestro de todos nós, que tem coragem de enfrentar e realizar grandes obras”, disse. “Nós temos as melhores e mais comprometidas forças militares deste país”.Com palavras de gratidão ao governo Ibaneis Rocha, o comandante Bomfim, dirigindo-se ao vice-governador, ressaltou o momento diferenciado pelo qual a corporação está passando. “Hoje, a tropa é feliz, porque nossas demandas são atendidas”, pontuou, citando como exemplo a promoção recente dos 475 militares efetivada pelo Executivo local. “Nós merecemos um quartel atual e moderno. O governo está fazendo uma revolução nesta cidade. Estou muito grato por tudo que tem feito”, completou.
Para se ter uma ideia da demanda local, 12% de todas ocorrências do CBMDF partem do quartel de Ceilândia, que é a cidade mais populosa do DF.
Quartel
O 8º Grupamento Bombeiro Militar será um quartel do tipo grupamento de grande porte com duas edificações – o quartel-sede e uma garagem operacional.
Atualmente, o 8º GBM funciona em uma edificação provisória, construída em 1982. Nesses 38 anos de existência, as instalações tornaram-se precárias, defasadas, e carecem de infraestrutura física adequada para operação, abrigo e preservação de equipamentos, materiais e viaturas de emergência do CBMDF.
Homenagens
Ao final do evento, o comandante Bomfim homenageou o GDF, com símbolos alusivos à corporação entregues ao vice-governador Paco Britto e ao secretário de Governo, José Humberto Pires. Em seguida, ao som de fogos de artifício e da Banda de Música do CBMDF, as autoridades fizeram o descerramento da pedra fundamental.
Participaram também da cerimônia os secretários André Clemente (Economia), Hélvia Paranaguá (Educação) e o tenente-coronel Manoel Gervásio Pinheiro Carvalho (Desenvolvimento da Região Metropolitana), bem como o secretário executivo de Segurança Pública, Milton Rodrigues Neves, representando o titular da pasta, delegado Júlio Danilo. Também estiveram presentes o secretário nacional adjunto de Segurança Pública, coronel Juruébi de Oliveira Júnior; o comandante do 8° GBM, major Alberto; o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Márcio de Cavalcante Vasconcelos; o chefe-adjunto da Casa Militar, coronel Ataídes; o administrador regional de Ceilândia, Fernando Fernandes; o deputado distrital Roosevelt Vilela, delegados da Polícia Civil, bombeiros mirins, oficiais e praças.
Integrantes dos projetos Bombeiro Amigo e Ginástica da Melhor Idade também prestigiaram a solenidade. Luzia Vieira do Nascimento, 72 anos, há mais de cinco anos no segundo projeto, comemorou. “A obra [do quartel] é muito importante para todos os cidadãos. Aqui é só alegria e sempre prestigiamos os eventos do Corpo de Bombeiros, que amamos”, garantiu a moradora do Gama.
Fonte: Agência Brasília