Banner Acima Menu INTERNAS

Estado Islâmico pode ter condições de atacar EUA em seis meses, diz Pentágono

Por Fábio Matos
A célula do Estado Islâmico que atua no Afeganistão (EI-K) pode ter condições de perpetrar um ataque contra os Estados Unidos dentro de seis meses. O alerta foi feito nesta terça-feira, 26, pelo subsecretário para Políticas de Defesa norte-americano, Colin Kahl, durante uma audiência no Congresso.
Ainda segundo o alto funcionário do Pentágono, o Talibã, que retomou o poder no Afeganistão depois de 20 anos e é inimigo do Estado Islâmico, tem capacidade para enfrentar o grupo terrorista no país.
“Entende-se, atualmente, que EI-K e Al Qaeda têm a intenção de conduzir operações externas, incluindo contra os EUA, mas nenhum deles tem a capacidade, neste momento, de fazê-lo”, afirmou Kahl. “Nós acreditamos que o EI-K consiga atingir essa capacidade entre seis e 12 meses”, completou o subsecretário. Segundo ele, a Al-Qaeda precisaria de “cerca de dois anos” para atingir essa capacidade de ataque.
Kahl disse ainda que Estado Islâmico e os talibãs são “inimigos mortais”. “Portanto, o Talibã está altamente motivado a ir atrás do EI-K. Sua capacidade de fazer isso, eu acho, deve ser firme”, analisou.

Postar um comentário

0 Comentários