Banner Acima Menu INTERNAS

China pretende construir base militar na costa da África

Por Leonardo Trielli
A China quer construir uma base militar no Oceano Atlântico, o que permitiria manter navios de guerra em frente à costa leste dos EUA. As informações são do Wall Street Journal.
O jornal teve acesso a relatórios de inteligência indicando que o país escolhido para a base seria a Guiné Equatorial.
Em outubro, a Casa Branca enviou uma missão oficial ao país africano para dissuadir o presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo de aceitar a proposta de Beijing.
Uma base militar naquele local daria à China a capacidade de armar, equipar e reformar seus navios de guerra em frente à costa leste dos EUA.
Nem a China e nem a Guiné Equatorial comentaram o assunto.
Mas o jornal estatal de propaganda do Partido Comunista Chinês, Global Times publicou uma reportagem afirmando que a informação do WSJ é falsa.
Citando um especialista militar anônimo, a mídia chinesa afirmou que a reportagem do WSJ é apenas mais um esforço dos EUA em alimentar a teoria de que a China seria uma ameaça global.
“Mesmo que a China planeje construir uma base de apoio no exterior, não seria comparável aos EUA, que possuem cerca de 800 bases militares em mais de 80 países”, disse o jornal chinês, salientando que bases chinesas no exterior seriam construídas apenas para fins humanitários.
Fonte: Senso Incomum
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI 

Postar um comentário

0 Comentários