Banner Acima Menu INTERNAS

GDF Presente nas ruas do DF até o último dia do ano


 
Passagem de ligação para regiões como São Bernardo, zona rural de Salinas e Fercal, a ponte do Córrego do Ribeirão, localizado na VC 201, desabou com a chuva no último sábado (25) de Natal. O imprevisto ilhou cerca de 100 famílias, mas o problema foi solucionado graças a ação rápida do GDF Presente, que recuperou o trecho de um dia para outro.
“Só tem essa passagem para os carros que passam sobre o rio, é o único caminho de acesso para a região. Com o imprevisto, o local ficou isolado”, conta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “Tivemos que sair correndo, pegar o material do DER-DF, pranchas de madeiras para colocar na ponte, que ficou pronta imediatamente”, relata.
Os serviços foram realizados de segunda (27) para terça-feira (28), com a ajuda de vinte homens do GDF Presente e da Administração Regional da Fercal. Segundo o coordenador do GDF Presente, Ronaldo Alves, a ponte desmoronou por conta da força da água da chuva, que derrubou o barranco que segurava a madeira. “Daí, a ponte foi junto”, lamenta.
Para recuperação da passagem foram utilizados seis pranchões de madeira de seis metros, além da reconstrução da base que sustenta a ponte com material mais resistente. “Foi uma ação rápida, de imediato, do GDF Presente em parceria com a administração”, avalia o chefe de Gabinete da Fercal, Lindomar Alan. “O que foi determinante, porque o lugar estava intransitável e dá acesso a muitas famílias”, destaca.
Ainda sob o comando do Polo Norte do GDF Presente, acontece desde segunda (27), em Planaltina, a retirada de 60 toneladas de inservíveis – móveis e objetos inutilizáveis – entulhos e galhadas nas áreas centrais da cidade. Trabalham na operação que acontece até sexta-feira (31), cerca sete pessoas, entre elas, seis reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). “São, em média, três viagens por dia de caminhão. Vamos trabalhar até o último do ano”, avisa Ronaldo, do GDF Presente.
Também em Planaltina, nesta segunda (27) e terça-feira (28), foram despejados, com a ajuda da Novacap, 15 toneladas de massa asfáltica para recuperar as ruas dos setores Tradicional e Vila Buritis até a ponte que liga o bairro Arapoangas. “É bom ver a cidade limpa e arrumadinha todo o ano, mas com as festas de fim de ano essas ações parecem que realçam mais”, observa a moradora, Felícia Caetano, 45 anos.
Vicente Pires
As ruas de Vicente Pires e do Park Way também estão passando por reparos nesses últimos dias do ano. Como as chuvas em todo o DF são abundantes nesse período do ano, trata-se de obras de perfil paliativo e prevenção. “Infelizmente, são buracos que surgiram em função das chuvas”, explica o gerente do Polo Central 2 do GDF Presente, Rodrigo Caverna.
Quase 70 toneladas de massa asfáltica foram usadas nas duas cidades nos últimos três dias. Em Vicente Pires, com o apoio operacional de dez pessoas da Novacap, GDF Presente e administração local, os serviços de recuperação do asfalto foram feitos nas ruas 4, da chácara 297 e também na rua 8. Na rua 7, uma ação emergencial: a troca, manutenção e limpeza de duas boas de lobos. No Park Way, os reparos aconteceram nas vias das quadras 18, 26 e 28 e no balão do Lar dos Velhinhos.
“Seguindo determinação do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Governo, José Humberto Pires, estamos realizando essa operação em todas as RAs do DF, zerando o problema dos buracos nas ruas do DF”, salienta Caverna, do GDF Presente.
Ainda em Vicente Pires, com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), uma força-tarefa foi realizada na cidade, com homens fazendo varrição e recolhimento de lixo nas ruas. Serviços essenciais, pois evitam que toda a sujeira caia nas bocas de lobo, causando entupimento.
A parceria ainda promoveu a retirada de 10 toneladas de inservíveis em vários pontos da RA. “A administração, juntamente com seus colaboradores, estão atentas às demandas da população, não deixando de atende-las”, destaca o chefe de gabinete da administração de Vicente Pires, Admilson Teixeira. 

Postar um comentário

0 Comentários