Banner Acima Menu INTERNAS

A Rússia está perdendo a paciência com os EUA, alerta chanceler

Por Edilson Salgueiro
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que Moscou está perdendo a paciência com Washington. A declaração do chanceler ocorre na esteira do conflito geopolítico envolvendo a Ucrânia. “A situação não está melhorando”, disse o diplomata russo, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 14. “O potencial de conflito está crescendo.”
Lavrov culpou as potências ocidentais pelo atual impasse geopolítico. De acordo com o chanceler, o envio de tropas militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para as proximidades da fronteira russa representa uma ameaça a Moscou. Por isso, o Kremlin pede que o assunto seja resolvido imediatamente, de maneira a evitar o conflito bélico.
Conforme noticiou Oeste, Rússia e Estados Unidos seguem dialogando sobre a presença militar na fronteira com a Ucrânia. Atualmente, mais de 100 mil soldados russos estão posicionados na região. As autoridades de Kiev consideram que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pretende invadir o país ou, ainda, gerar uma crise para exigir concessões da Otan.
Moscou pede que a Otan interrompa suas atividades próximo à fronteira russa, reduza as relações diplomáticas com o governo ucraniano e restrinja a presença militar no território dos países da Europa Oriental que pertencem à aliança (Albânia, Bulgária, Croácia, Estônia, Eslováquia, Hungria, Letônia, Lituânia, Macedônia, Polônia, República Tcheca, Romênia e a própria Ucrânia).
“Sabemos e podemos garantir nossa segurança”, salientou Lavrov. “Não vamos esperar sem parar por algumas mudanças e promessas. Sabemos que o Ocidente está considerando os cenários que permitirão aos norte-americanos se livrar da responsabilidade sobre esse impasse geopolítico.
Fonte: Revista Oeste 
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram! 

Postar um comentário

0 Comentários