Banner Acima Menu INTERNAS

Avança plano para banir Telegram do Brasil nas próximas eleições

Por Diógenes Freire
O aplicativo em que ainda se trocam mensagens livremente sem o filtro da grande mídia ou a censura dos “checadores” é visto como um reduto da “extrema-direita”
Ignorado pelo Telegram em todas as tentativas de intimidação, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, pretende alinhar medidas com os próximos presidentes do Tribunal, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, contra o aplicativo.
O Telegram é visto como um reduto da “extrema-direita”, onde ainda se trocam mensagens livremente sem o filtro da grande mídia ou a censura dos “checadores”.
O fato da empresa não ter escritório no Brasil tem dificultado as ações do Tribunal. De acordo com o Valor Econômico, Barroso defende o banimento do Telegram caso o aplicativo insista em não colaborar com o plano do TSE. 
Barroso chegou a sugerir um encontro com algum representante da plataforma para estabelecer medidas de censura, a exemplo do que já foi firmado com o WhatsApp, Facebook e Instagram. O Telegram, porém, não respondeu ao ministro. 
Segundo apurou o Valor Econômico, o TSE enviou um ofício e dois e-mails à empresa, mas foi ignorado.
Sem resposta, o TSE enviou um documento físico para o endereço da empresa nos Emirados Árabes. Os registros dos Correios mostram quatro tentativas frustradas de entrega da correspondência. Os motivos foram descritos como “empresa sem expediente” e “carteiro não atendido”.
Guerra à liberdade
Semana passada, a ministra do TSE, Maria Claudia Bucchianeri, defendeu a regulação das mídias sociais e falou em proibir o Telegram no Brasil. 
No último dia 10, Barroso chamou jornalistas independentes de "traficantes de notícias falsas” e disse ter preparado o TSE para "uma verdadeira guerra” contra a mídia alternativa durante as próximas eleições.
Para o presidente do TSE, o cenário ideal era aquele anterior à internet, quando “a difusão de notícias e de opiniões dependia, em grande medida, da imprensa profissional”, disse o ministro que se declara admirador do Iluminismo e da evolução.
Fonte: Brasil Sem Medo 
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram! 
Leia também: ‘Lula e o PT destruíram o Brasil’ alcança os assuntos mais comentados do Twitter

Postar um comentário

0 Comentários