Banner Acima Menu INTERNAS

GDF constrói primeiro modelo de ponto de apoio para motoboys com internet

Um ponto de apoio para motoboys construído no Lago Norte irá funcionar como base de proteção para profissionais da categoria. Com 24 metros quadrados, o espaço – que lembra uma parada de ônibus, só que de costas para a rua -, fica no Centro de Atividades 7, atrás do Shopping Iguatemi. Vai servir de proteção e base de esteio para os profissionais de duas rodas que fazem entrega na região.
No local, além de dispositivos para carregar o celular, o usuário poderá contar com internet – que será cedida, gratuitamente, por um empresário da cidade -, além de três mesas de concreto para que os motociclistas possam fazer as refeições. A iniciativa é da administração regional local, em parceria com a Novacap e Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF). Como se trata de obra direta realizada por esses órgãos, o valor do investimento só é totalizado com a conclusão do espaço.
“Estávamos andando pela cidade e nos deparamos com vários motoboys comendo nas calçadas, se escondendo da chuva debaixo dos pés de manga. E nessa correria louca, para conseguir abrigo, acidentes acontecem”, comenta o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, que deu o pontapé inicial para o primeiro espaço público com essa finalidade no DF. “Talvez seja o primeiro do Brasil. É um lugar que vai dar dignidade para esses profissionais que, na época da pandemia, nos ajudaram levando nosso alimento, nosso remédio. Esse espaço simboliza essa ajuda deles”, acrescenta o gestor.
Uma equipe de cinco homens trabalha para erguer o espaço. As obras no local começaram no início de dezembro. O DER-DF colaborou com 16 placas de concreto usadas para a construção de paradas de ônibus. A Novacap ficou encarregada de fazer as paredes, piso, rede elétrica e acabamento de pintura. A iniciativa da Administração Regional do Lago Norte também contou com o apoio de empresários da região. Um deles doou duas lixeiras. Outro ficará a cargo da rede gratuita de wi-fi com velocidade de 330 mega, compatível com os diversos smartphones do mercado e dimensionada para atender até 50 motociclistas ao mesmo tempo.
“Entendemos que a iniciativa tem alcance enorme e atende um público essencial para os dias atuais. Graças aos motociclistas de entregas, diversas famílias puderam passar a pandemia na segurança do lar, recebendo alimentação, remédios e outros produtos”, comenta Sandro Araújo, sócio da Camoa Telecom, empresa que vai disponibilizar o serviço virtual. “Nossa empresa possui outras parcerias voltadas ao social, temos prazer em apoiar este projeto”, diz.
Para o presidente da Novacap. Fernando Leite, essa iniciativa pioneira da Administração Regional do Lago Norte tem que ser compartilhada por outras RAs. “A construção deste ponto de apoio para os motoboys é uma grande iniciativa que deve ser copiada em outras regiões do Distrito Federal”, destaca. “Estes profissionais precisam e merecem ter essas estruturas para trabalharem com mais dignidade e mais conforto”, reforça.
Há cinco anos trabalhando como entregador de produtos no DF, o motoboy Daniel Fernandes de Almeida, 25 anos, agradece a novidade. “Todo mundo estava estranhando essa ‘parada de ônibus’ virada para o lado errado, mas logo ficou sabendo que era um local de ‘pouso’ para abrigar os profissionais”, conta. “Muitos ficam no sol, na chuva, então é muito boa essa iniciativa”, elogia.
Colega de profissão de Daniel, com oito anos de quilometragem em vários pontos da capital, o motociclista, Thiago Maciel, 31 anos, também ficou feliz com a notícia. “A galera fica muito jogada no relento, nesse tempo de chuva, então, nem se fala, bem-vindo demais esse espaço, que venham outros por todo o DF, vai ser uma ajuda e tanto”, torce.
Iniciativa própria
Sancionada em setembro de 2020 na Câmara Legislativa do DF, a Lei Nº 6.677/2020 assegura aos profissionais de aplicativos um local adequado que sirva de base em todas as regiões da cidade. Pela norma, os espaços devem ser garantidos pelas empresas de aplicativos.
A ação realizada pela administração regional não tem vínculo com a determinação publicada no Diário Oficial, mas trata-se de ação paralela à ao projeto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.

Postar um comentário

0 Comentários