Banner Acima Menu INTERNAS

TSE firma parceria com Whatsapp para denunciar disparos em massa

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o aplicativo de mensagens WhatsApp vão aprimorar uma ferramenta que irá denunciar disparos em massa de ‘notícias falsas’ para as eleições deste ano. O objetivo é que quem receber mensagens suspeitas poderá preencher um formulário da Justiça Eleitoral e caso seja detectado o disparo em massa de campanhas eleitorais, a conta responsável pelo disparo será excluída. 
Os responsáveis pela conta, e consequentemente pelo conteúdo, poderão ser banidos do aplicativo. Caso os disparos tenham relação direta com alguma campanha, o TSE poderá impor sanções que vão de multa até a cassação da candidatura.
“O WhatsApp não é lugar de propaganda eleitoral profissional. O WhatsApp é um lugar de conversas privadas. É evidente que há conversas sobre política. Isso é natural e compreensível. Em havendo uso de mecanismos profissionais para fins de estruturação de campanha de marketing, esse tipo de padrão abusivo, padrão não humano, as contas serão banidas”, informa o head de Políticas Públicas da plataforma no Brasil, Dario Durigan, ao Estadão/Broadcast. O
 Twitter anunciou que deve implementar muito em breve no Brasil um recurso bastante semelhante para denúncia de fake news. O TSE já firmou parcerias com Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter, o Telegram ainda não retornou os contatos da Corte para que possam fechar um acordo, mas caso não retorne, o aplicativo poderá ser banido do Brasil. 
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram! 
Leia também: Ignorado pelo Telegram, TSE estuda banir aplicativo nas eleições

Postar um comentário

0 Comentários