Banner Acima Menu INTERNAS

- PUBLICIDADE -

Blitz educativa alerta para riscos do uso de drogas e álcool no Carnaval

 

Ação busca conscientizar população sobre perigos de combinar essas substâncias e direção e marca encerramento das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizam blitz educativa, nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), para conscientização e prevenção ao uso abusivo de substâncias químicas no período do carnaval. Os condutores abordados recebem materiais com orientações sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas.
As ações ocorreram nesta quinta-feira entre a Torre de TV e a Funarte. Na sexta-feira, as ações serão até meio-dia na QNL 13/15, na rua do Atacadão, em Taguatinga. O objetivo é reforçar os alertas quanto aos riscos do consumo de bebida alcoólica, drogas e direção, além de divulgar e apresentar o Acolhe DF.
O programa da Sejus atua na prevenção e atendimento psicossocial para dependentes químicos e seus familiares e conta com equipe multidisciplinar, composta por profissionais de serviço social, psicologia e pedagogia.
“Sabemos que o uso abusivo de álcool e outras drogas causa muitos danos à saúde. Há inúmeras consequências, sejam elas a curto ou longo prazo, prejudicando o indivíduo no trânsito, no seu local de trabalho e em sua convivência familiar. Nessa condição, o auxílio profissional é de suma importância”, ressalta a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
“O que queremos com essa campanha e com a entrega de material educativo é alertar quanto às dispersões. Afinal, o álcool e as drogas são fatores determinantes de dispersão no trânsito. A ideia é sensibilizar todos aqueles que passarem pelas nossas ações educativas para que tenham atenção redobrada ao conduzir seus veículos de forma segura”, complementa o diretor de Educação de Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja.
Enfrentamento às drogas no DF
A Sejus conta em sua estrutura com a Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), que atua em três eixos: prevenção, acolhimento e reinserção social. Uma das ações da pasta é a oferta de tratamento para a dependência química, por meio de convênios com 12 comunidades terapêuticas (duas femininas), onde são disponibilizadas 330 vagas mensais para atendimento a dependentes químicos.
Também são realizadas ações de prevenção ao uso de drogas, principalmente com palestras nas escolas do DF. “Cada vez mais devemos apostar em ações estratégicas como essa, pois a temática é transversal a todas as políticas públicas”, explica o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Diego Moreno.
Autuações de flagrantes de alcoolemia do Detran
• 2020: 21.847 autuações
• 2021: 27.334 autuações
Serviço:
Segundo dia de blitz educativa da Sejus, em parceria com o Detran
Data 25/2
Horário: 10h às 12h
Local: QNL 13/15, na rua do Atacadão, em Taguatinga
Para acesso ao folder do Acolhe DF clique aqui
Canal de atendimento da Sejus/Acolhe DF
Endereço: Sejus/ Estação Rodoferroviária de Brasília – Parque Ferroviário, Zona Industrial
Celular/Whatsapp: (61) 8314-0639
E-mail: acolhedf@sejus.df.gov.br
*Com informações da Sejus-DF

Postar um comentário

0 Comentários