Banner Acima Menu INTERNAS

Novo fumacê é testado em Planaltina para ampliar proteção contra a dengue

Mal acabou de fechar o portão de casa para ir trabalhar e o vigilante, Adalmar de Oliveira, 49 anos, foi surpreendido por um enorme trator circulando pela sua rua. A máquina gigante que circulava pelas quadras do bairro Estância Mestre D’Armas I, de Planaltina, na manhã dessa terça-feira (12), jorrando fumaça com força, faz parte da nova estratégia usada pela Secretaria de Saúde no combate ao mosquito da dengue na região.
“Bem que eu vi que tinha algo diferente com esse fumacê. É bem melhor, joga a fumaça com mais força e mais alto também, e olha que aqui está precisando mesmo”, disse o morador. “Esse tipo de ação passa mais confiança para a população. Com essa máquina nova, então, nem se fala”, elogiou.
O novo equipamento de fumacê, uma parceria entre Ministério da Saúde e Fiocruz, tem capacidade de lançamento do inseticida bem mais alto e com maior alcance do que o carro usual. Em condições adversas, com vento forte ou soprando ao contrário, tem alcance comprovado de no mínimo 50 metros, o que representa o dobro do comum, segundo especialistas.
“O que estamos fazendo aqui são avaliações entre as metodologias no combate ao mosquito da dengue”, explica o diretor da Vigilância Ambiental em Saúde (Dival), Jadir Costa Filho. “Estamos sempre buscando novas tecnologias e estratégias para combater o inimigo de forma mais apropriada”, reforça.
A escolha de Planaltina para o teste é estratégica, já que foi detectado, desde o ano passado, um aumento de número de casos na região administrativa. Essa foi a segunda aspersão feita na cidade com o novo equipamento. A primeira foi realizada em março deste ano. A próxima está programada para acontecer no período de seca.
De acordo com Jadir Filho, o fumacê utiliza um larvicida biológico inofensivo aos humanos, mas com potencial de eliminar as larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “É um produto recomendado pelo Ministério da Saúde e que atua na larva”, explica o especialista. “A gente não quer que o mosquito se torne adulto”, afirma.
Além do novo fumacê, o combate à dengue em Planaltina está sendo feito também com o trabalho de bomba costal e atuação dos agentes de casa em casa. A população também tem que fazer sua parte.
“O mosquito está se desenvolvendo. Atualmente a transmissão do vírus ocorre ao longo de todo ano, não tem mais aquela sazonalidade de acontecer só na seca”, observa o servidor da Dival. “É sempre bom reforçar para a população fazer o trabalho de prevenção em suas residências, porque o mosquito circula onde menos se espera”, alerta.
Moradora da rua Módulo I do bairro Estância Mestre D’Armas I, onde o trator do fumacê circulou, a dona de casa Carla Vieira Nunes, 34 anos, diz que sempre cuida do quintal de casa. “A gente já teve dois casos de dengue na família e o vizinho do lado está contaminado”, conta. “Não deixo água empoçar aqui em casa de jeito nenhum, não pode dar sopa ao azar”, diz.

Postar um comentário

0 Comentários