Banner Acima Menu INTERNAS

Ucrânia tem reservas de gás natural inexploradas que poderiam abastecer toda a Europa

Por Cristin Derosa 
Além de desenvolver a própria Ucrânia, se exploradas as reservas poriam fim à crise de gás que põe a Europa nas mãos da Rússia.
Putin deve ter dado um pulo da cadeira quando a Ucrânia disse que queria fazer parte da OTAN. Isso porque, se exploradas, as reservas ucranianas de gás natural poderiam libertar a Europa da dependência russa, com a qual Putin barganha sua liberdade para assaltar, saquear e sabotar os países da antiga União Soviética.
Este foi o tema do episódio desta terça-feira do podcast Observadores, em que apresentei as informações divulgadas em um artigo de 2020 do Harvard International Review sobre o potencial inexplorado da Ucrânia.
Estamos acostumados a ouvir falar da Ucrânia como caminho de passagem do gás russo para a Europa. Mas pouco se fala das suas próprias reservas inexploradas, que na prática teriam o poder de enfraquecer a Rússia no mundo.
Essa ameaça pode explicar o motivo pelo qual as forças russas têm frequentemente bombardeado pontos estruturais, como refinarias de petróleo, claramente com intenção de levar a Ucrânia à completa ruína para que seus recursos não possam ser reaproveitados pela Europa.
Fonte: Estudos Nacionais  Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Postar um comentário

0 Comentários