A invasão da Rússia pode iniciar a Terceira Guerra Mundial - George Soros

"Hoje a China e a Rússia representam a maior ameaça à sociedade aberta", disse Soros.
O financista bilionário George Soros disse na terça-feira que a invasão da Ucrânia pela Rússia pode ter sido o início da Terceira Guerra Mundial, então a melhor maneira de preservar a civilização livre era o Ocidente derrotar as forças do presidente Vladimir Putin.
Soros, 91, um lendário gestor de fundos de hedge que ganhou fama apostando contra a libra em 1992, colocou a guerra na Ucrânia como parte de uma luta mais ampla entre sociedades abertas e sociedades fechadas, como China e Rússia , que estavam em ascensão.
"A invasão pode ter sido o início da Terceira Guerra Mundial e nossa civilização pode não sobreviver a ela", disse Soros a Davos, de acordo com um texto de seu discurso divulgado por seu escritório.
" A melhor e talvez a única maneira de preservar nossa civilização é derrotar Putin o mais rápido possível. Esse é o resultado final ."
Soros disse que Putin, que diz que a "operação especial" na Ucrânia vai planejar e alcançará todos os objetivos do Kremlin, agora acredita que a invasão foi um erro e está se preparando para negociar um cessar-fogo.
"Mas o cessar-fogo é inatingível porque ele não é confiável", disse Soros. "Quanto mais fraco Putin fica, mais imprevisível ele se torna."
“Quanto mais fraco Putin fica, mais imprevisível ele se torna.”
George Soros
Soros disse que a União Europeia precisa entender que Putin pode desligar o gás natural russo, que atualmente responde por cerca de 40% das necessidades da Europa, "enquanto dói muito".
A invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e aumentou o medo do confronto mais sério entre a Rússia e os Estados Unidos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962.
Putin diz que os Estados Unidos estavam usando a Ucrânia para ameaçar a Rússia por meio da ampliação da Otan e Moscou teve que se defender contra a perseguição de pessoas de língua russa. A Ucrânia e seus aliados ocidentais os rejeitam como pretextos infundados para invadir um país soberano.
"Não posso prever o resultado, mas a Ucrânia certamente tem uma chance de lutar", disse Soros.
Xi da China
Soros colocou a Rússia, de longe o maior país do mundo em área, e a China, a segunda maior economia do mundo, como os principais membros de um grupo de "sociedades fechadas" ascendentes, onde o indivíduo era subserviente ao Estado.
Ecoando o presidente dos EUA, Joe Biden , que disse que o Ocidente está travado em uma batalha com governos autocráticos, Soros também acrescentou algum pessimismo.
"Regimes repressivos estão agora em ascensão e sociedades abertas estão sob cerco", disse Soros. "Hoje a China e a Rússia representam a maior ameaça à sociedade aberta."
Soros disse que a tecnologia digital, especialmente a inteligência artificial, ajudou a China a coletar dados pessoais para vigilância e controle de seus cidadãos de forma mais agressiva do que nunca.
As autoridades chinesas descartam as críticas estrangeiras como obscurecidas pelo pensamento colonial ultrapassado. Essas autoridades elogiam o Partido Comunista por expulsar opressores estrangeiros e reconstruir a China ao tirar 800 milhões de pessoas da pobreza.
Soros criticou a estratégia "zero-COVID" do presidente Xi Jinping, dizendo que falhou e levou Xangai para "à beira da rebelião aberta".
Juntamente com a política da COVID, Soros disse que Xi cometeu uma série de erros que podem lhe custar uma influência significativa, enquanto o Partido Comunista se prepara para uma decisão de conceder-lhe um terceiro mandato que quebra precedentes.
"Ao contrário das expectativas gerais, Xi Jinping pode não conseguir seu cobiçado terceiro mandato por causa dos erros que cometeu", disse Soros. "Mas mesmo que o faça, o Politburo pode não dar a ele carta branca para selecionar os membros do próximo Politburo."
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!