Banner Acima Menu INTERNAS

PIX GARANTIDO poderá colocar cartões de crédito e boletos em extinção

O Governo Bolsonaro lançou o PIX, em novembro de 2020, como principal meio de transferência de valores e pagamentos, mas pretende colocar no mercado, no início do próximo semestre de 2023, uma outra modalidade, o PIX PARCELADO ou o denominado PIX GARANTIDO, que se tornará uma ameaça ao cartão de crédito, uma vez que terá juros menores do que os atuais 350% a.a., conforme notícia da Tribuna Online, de 23 de junho de 2022.
Atualmente, o PIX, com mais de 128 milhões de usuários cadastrados até maio de 2022, foi um instrumento de inclusão financeira, criado pelo Banco Central do Brasil, de modo que houvesse democratização do acesso aos meios de pagamento, permitindo que recursos fossem transferidos entre contas instantaneamente, a qualquer hora do dia, e incentivando a eletronização dos pagamentos de varejo.
Lembro que, com a bancarização acontecida com o auxílio emergencial, 38 milhões de brasileiros, conhecidos como “invisíveis” — pessoas que não tinham carteira assinada nem recebiam algum benefício social antes de terem direito ao auxílio —, passaram a receber o programa emergencial do Governo, principalmente através da Caixa Econômica Federal, o que lhes permitiu fazer pagamentos e transferências a custo zero.
Este foi o grande efeito do PIX, que levou as instituições financeiras a perderem receitas de prestação de serviços nas transferências monetárias, substituindo os meios tradicionais, como transferências intrabancárias, TED, DOC, cheque, boleto, cartão pré-pago e débito direto.
Como irá funcionar o PIX PARCELADO ou chamado PIX GARANTIDO, que algumas instituições financeiras já estão oferecendo a seus clientes através de um aplicativo? Basicamente, no pagamento via transferência ou pagamento pelo PIX, o usuário terá a opção de dividir em até 24 vezes, pagando juros, o valor total do boleto. Claro que a instituição financeira irá fazer uma análise de rating do cliente.
Atualmente, a instituição financeira ganha com o spread financeiro, ou seja, a diferença entre a taxa que paga por captar o recurso e a taxa que ganha com o empréstimo ao cliente, sendo que a ordem que provoca o endividamento das famílias nos financiamentos abrange: cartão de crédito (370% a.a.), cheque especial (116% a.a.) e crédito direto ao consumidor (37,6% a.a.), conforme valores médios divulgados pelo BACEN, em 28 de janeiro de 2022. Ao reduzir o endividamento das famílias e ofertar uma nova modalidade de crédito mais barata, por consequência, elas poderão consumir mais, ajudando a economia do país a crescer.
Entre as vantagens do PIX GARANTIDO para os lojistas, o parcelamento das compras poderá ajudar na otimização da gestão financeira e na melhoria do fluxo de caixa do negócio, permitindo assim negociar, com as operadoras de cartões de crédito, a redução das tarifas cobradas, com a garantia do recebimento dos valores parcelados. Outro fator de incentivo aos lojistas será o aumento do valor do tíquete médio de vendas, conforme notícia  do Olhar Digital, de 07 de julho de 2022.
Na outra ponta, os consumidores terão à disposição mais uma opção de crédito no mercado, inclusive com taxas de juros que deverão ser bem menores em relação às operadoras de cartões de crédito.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Postar um comentário

0 Comentários