RAVENA nasce uma esperança para a Polícia Civil "Uma Polícia forte se faz com uma história forte”

Nascido em Penápolis - SP, chegou a Brasília com 5 anos, trabalhou no Hospital das Forças Armadas, na Secretaria de Educação e na Polícia Civil do Distrito Federal. Uma liderança nata que se destacou por onde passou. Foram mais de 20 anos na corporação policial e sempre longe dos holofotes da Polícia Civil, José Luiz Ravena presidiu a Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas- ASBRAPP por 12 anos onde desenvolveu um trabalho de excelência em busca da valorização e modernização da categoria.
Qual a sua preocupação com a categoria de Policiais Civis de Brasília?
  " Sempre tive a  preocupação com a qualidade de vida  dos  colegas, principalmente aos que chegavam a fase da aposentadoria".
Durante a sua gestão quais foram os desafios enfrentados pela busca da qualidade de vida para o aposentado?
"A luta foi dura! Durante nossa gestão na associação, sempre busquei ajudar a enfrentar essa dura realidade para muitos, nunca procurando afastá-los ou abandoná-los mas sempre trazendo-os para perto do  convívio com os da ativa"
Qual a sua percepção em relação aos aposentados da PCDF?
 "hoje do lado de cá, percebo que quando chega essa realidade, que um dia os ativos de hoje chegarão, somos simplesmente descartados morremos para a corporação na qual dedicamos toda nossa vida. “Somos aposentados e não inativos", afirma Ravena e prossegue, "Foram mais de 20 anos lutando, reivindicando melhorias não só para a categoria de Papiloscopista mas para todos os colegas da corporação".
Durante a gestão na Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopista - ASBRAPP, Ravena foi responsável por trazer a ASSEFAZ como plano de saúde para a PCDF, benefício estendido  a todos os policiais civis. Trouxe também a Amil e outros vários auxílios e convênios para os colegas: Como Auxílio Funeral Completo e também auxílios financeiros sem juros. Adquiriu a sede própria da Asbrapp, no centro da capital, sem empréstimos, financiamentos ou taxa extra. A mais bem equipada e moderna entre todas as entidades de classe da PCDF.
Realizou cursos, seminários e congressos, inclusive internacionais, contudo, a luta por uma saúde de qualidade sempre foi uma preocupação. Buscou junto ao Ministério da Saúde a construção de um Hospital da PCDF, sem custo para a corporação, que não foi à frente por falta de interesse das lideranças da época e por algumas entidades de classe! “A vaidade impediu a concretização”, afirma!
Recentemente, sobre o instituto de Assistência a Saúde do GDF – INAS, se posicionou como defensor do plano, com algumas observações de melhorias, contudo defende que o policial tenha a liberdade de escolher o plano que melhor lhe atende, já que o plano do GDF não atende as necessidades de todos.
Trabalhou lado a lado com todas as lideranças da corporação em busca de melhorias, participou de reuniões com lideranças, Governadores, Deputado e Senadores, sempre na busca do bem de toda a categoria da PCDF.
Foi o responsável pela adequação da nomenclatura bem como a modernização do cargo dos Peritos Papiloscopistas, Lutou ainda pela construção da escola para os filhos dos policiais civis aos moldes dos colégios militares. Também defende a permanência do auxílio creche para os aposentados e pensionistas, a manutenção do auxílio alimentação ou a criação de um benefício que compense essa perda.  Durante seus anos frente à ASBRAPP, lutou por um plano de carreira moderno e justo para a PCDF, por um auxilio moradia e renegociação junto ao BRB das dividas e juros abusivos.
José Luiz Ravena é o único pré candidato a Deputado Distrital conservador, patriota, cristão e defensor da família e da liberdade.
Segundo o Ravena, "Quando nos aposentamos, há uma perda significativa, tanto psicológica, quanto financeira, os veteranos e pensionistas da PCDF, são abandonados”. Ravena ressalta que é de suma importância que nossas lideranças, governantes e superiores, despertem para essa situação, onde os casos de depressão, invalidez e suicídios são comuns.
Como solucionar esses casos de abandono do Policial aposentado que sofre essa reclusão?
"Eu defendo a criação da Casa do Policial, com centros de inclusão, auxílio psicológico, programas de reabilitação, atividades sociais e esportivas.”
Ravena procura motivar e inspirar os colegas, na busca da união de toda a categoria,  e afirma: “Somos um único corpo, Ativos e Aposentados, devemos ser uma única voz” e conclui: "Uma polícia forte se faz com uma história forte"
De acordo José Luiz Ravena,"Os agentes da segurança publica dedicaram sua vida defendendo a comunidade e não podem ser simplesmente descartados ao fim da carreira, o mínimo que um Governo sério deve a nossa categoria é dignidade ao fim da vida, pois esses valorosos homens e mulheres arriscam suas vidas para defender toda a sociedade.”
Houve muito trabalho, durante toda a carreira do Ravena na ativa e também como aposentado, em defesa das demandas dos Policiais Civis, porém sempre foi uma ação silenciosa.  Mas agora, com o lançamento de sua pré-candidatura a Deputado Distrital pelo PRTB, todos poderão conhecer suas lutas e ver no Ravena uma esperança de dias melhores para a corporação e também para a cidade de Brasília.
Procure conhecer a história de luta e coragem que o Ravena construiu, tornando-se um verdadeiro defensor e representante da Família POLÍCIA CIVIL.