Banner Acima Menu INTERNAS

CPMI Libera Quebra de Sigilo nas Investigações do STF

CPMI Autoriza Acesso às Investigações Sigilosas do STF
Os bastidores do poder em Brasília testemunharam um importante passo rumo à transparência. Numa decisão que promete agitar o cenário político, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro autorizou, na manhã desta terça-feira, dia 20, a quebra do sigilo de quatro investigações finalizadas relacionadas aos ataques à sede dos Três Poderes.
O consenso emergiu após intensas negociações entre a base governista e a oposição. Este acordo, uma semente de diálogo em solo muitas vezes dividido, promete trazer à tona cerca de sete inquéritos, mantidos até então em sigilo. São eles: 4.917, 4.918, 4.919, 4.920, 4.921, 4.922, 4.923.
Um Marco na Investigação
Oeste noticiou que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, assegurou ao presidente do colegiado, o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), que compartilharia os demais inquéritos em segredo em aproximadamente um mês, após a conclusão dos mesmos. Uma espera que sinaliza grandes revelações.
Ademais, a reunião da CPMI também foi palco para a convocação de figuras notáveis. Entre eles, o coronel Jean Lawand Júnior, oficial do Exército, o general Dias, ex-ministro do GSI, e Saulo Moura, ex-diretor da Abin, que serão chamados a prestar esclarecimentos.
Jean se tornou personagem deste enredo depois que um relatório da Polícia Federal o citou. As conversas dele com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram expostas, e nas mensagens, Jean solicita a Cid que persuada Bolsonaro a promulgar uma intervenção militar.
Já o general G.Dias e o ex-diretor da Abin tiveram seus requerimentos de convocação negados na semana anterior. No entanto, a oposição, incansável em seu papel fiscalizador, reagiu e submeteu novamente os documentos. As cenas dos próximos capítulos prometem revelações que podem redefinir os contornos do cenário político brasileiro.
Fonte: News Atual
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Postar um comentário

0 Comentários