Após receber garantias do Republicanos, Damares diz que fica. Mourão e Tarcísio aguardam desdobramentos

A senadora Damares Alves recebeu garantias nesta quinta-feira (10) de que o partido Republicanos não integrará o governo Lula de forma oficial e "nem abrirá mão dos valores cristãos, em defesa da vida e da família".
Já o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que aguardará o desdobramento do caso para tomar uma decisão. No entanto, o recuo de Damares deve esfriar o movimento de debandada do Republicanos, liderado pelo deputado federal Zucco, presidente da CPI do MST. Zucco se sente traído com a articulação para esvaziar a investigação parlamentar.
O ex-ministro Tarcísio de Freitas, que manifestou publicamente sua insatisfação com a eventual adesão do Republicanos ao governo, está numa encruzilhada. Ontem, ele conversou longamente com Zucco e chegou a dizer, durante a retomada das obras do Rodoanel, que "não gostaria de ver o partido fazendo parte da base do governo". No entanto, em caso de desfiliação, seu único caminho seria o PL de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, destino que tentou evitar de toda forma ao decidir disputar o governo de São Paulo.
Ainda não está claro qual será o futuro do Republicanos. No entanto, o recuo de Damares é um sinal de que o partido ainda está dividido sobre o apoio a Lula. A decisão de Mourão e Tarcísio de Freitas também será importante para definir a posição do partido nos próximos anos.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!