Após bancar partidos politicos, cidadão agora irar bancar sindicatos

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 6 votos a 3 que a contribuição sindical obrigatória é inconstitucional. Essa decisão foi uma vitória para a liberdade sindical, pois garantia que os trabalhadores só poderiam contribuir para os sindicatos se quisessem.
No entanto, em 2023, o STF voltou a se manifestar sobre o tema e decidiu que a contribuição sindical obrigatória é constitucional. Essa decisão foi uma derrota para a liberdade sindical e para os trabalhadores brasileiros.
A decisão do STF é preocupante por vários motivos. Em primeiro lugar, ela representa uma afronta à liberdade sindical. A Constituição Federal garante o direito de associação sindical, mas também prevê que a contribuição sindical é facultativa. A contribuição sindical obrigatória viola esse princípio, pois obriga os trabalhadores a contribuir para os sindicatos, mesmo que não queiram.
Em segundo lugar, a decisão do STF é uma carga tributária adicional para os trabalhadores brasileiros. Em um momento em que a economia brasileira está em crise, essa medida é mais uma forma de tirar dinheiro do bolso da população.
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!