Banner Acima Menu INTERNAS

Lula confirma reforma ministerial fortalecendo apoio do centrão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalmente confirmou uma reforma em seu ministério nesta quarta-feira (6). Os novos ministros nomeados são os deputados André Fufuca e Silvio Costa Filho, que assumirão os ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos, respectivamente. A mudança sinaliza uma aproximação com o Centrão, para ter mais apoio na câmara.
De acordo com a nota oficial do Planalto: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”.
A manobra ministerial ocorre após intensas negociações, onde o presidente buscou proteger determinados ministérios da influência do Centrão. Ao mesmo tempo, o presidente busca satisfazer as demandas do bloco por mais poder e recursos, levando à criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas e à reorganização de outras áreas governamentais. Essa movimentação também marcou a saída de mais uma mulher do primeiro escalão do governo, Ana Moser, acompanhando a recente substituição de Daniela Carneiro no Ministério do Turismo.


Postar um comentário

0 Comentários