O presidente da Câmara está na Ásia hpa dez dias
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reuniu-se nesta sexta-feira, 20, como o ditador da China, Xi Jinping, em Pequim. O governo chinês está promovendo um encontro internacional para ampliar mercados pelo mundo.
Na comitiva de Lira também estão o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Luís Tibé (Avante-MG) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-China.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, no encontro, Xi disse que “China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento do Oriente e Ocidente, respectivamente, e grandes países emergentes com influência global”.
Em uma postagem no Twitter/X, Lira escreveu que foi recebido “pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim”.
Como presidente da Câmara dos Deputados fui recebido hoje pelo presidente da China, Xin Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) October 20, 2023
O mandatário chinês abriu um espaço em sua agenda para receber a comitiva brasileira da Câmara dos Deputados, [+] pic.twitter.com/Qjvs5P75iT
Além de Xi, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o secretário do Partido Comunista chinês e ex prefeito de Pequim, Cai Qi.
A comitiva brasileira também visitou o Museu do Partido Comunista Chinês, onde Arthur Lira deixou uma mensagem escrita, na qual agradeceu pela apresentação da história do partido.
Viagem de Lira À Ásia começou em 10 de outubro
Com as viagens de Lira à Ásia e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à Europa, a semana em Brasília está sem discussões importantes no Congresso Nacional.
Antes da visita a Pequim, a comitiva esteve em Xangai, onde visitou a Suzano Papel e Celulose, uma das maiores exportadoras brasileiras para o mercado chinês.
A comitiva iniciou a viagem à Ásia em 10 de outubro, com uma escala em Nova Délhi, capital da Índia, onde os deputados participaram de um encontro parlamentar do G20. O retorno ao Brasil está programado para o dia 22.
0 Comentários
Obrigado pela sugestão.