Lira se reúne com ditador da China

O presidente da Câmara está na Ásia hpa dez dias
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reuniu-se nesta sexta-feira, 20, como o ditador da China, Xi Jinping, em Pequim. O governo chinês está promovendo um encontro internacional para ampliar mercados pelo mundo.
Na comitiva de Lira também estão o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR), Elmar Nascimento (União Brasil-BA), André Figueiredo (PDT-CE), Fábio Macedo (Podemos-MA), Luís Tibé (Avante-MG) e Daniel Almeida (PCdoB-BA), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-China.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, no encontro, Xi disse que “China e Brasil são os maiores países em desenvolvimento do Oriente e Ocidente, respectivamente, e grandes países emergentes com influência global”.
Em uma postagem no Twitter/X, Lira escreveu que foi recebido “pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim”.
Além de Xi, também participaram do encontro o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o secretário do Partido Comunista chinês e ex prefeito de Pequim, Cai Qi.
A comitiva brasileira também visitou o Museu do Partido Comunista Chinês, onde Arthur Lira deixou uma mensagem escrita, na qual agradeceu pela apresentação da história do partido.
Viagem de Lira À Ásia começou em 10 de outubro
Com as viagens de Lira à Ásia e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), à Europa, a semana em Brasília está sem discussões importantes no Congresso Nacional.
Antes da visita a Pequim, a comitiva esteve em Xangai, onde visitou a Suzano Papel e Celulose, uma das maiores exportadoras brasileiras para o mercado chinês.
A comitiva iniciou a viagem à Ásia em 10 de outubro, com uma escala em Nova Délhi, capital da Índia, onde os deputados participaram de um encontro parlamentar do G20. O retorno ao Brasil está programado para o dia 22.