Resistência interna no Republicano dificulta apoio ao governo Lula

O Partido Republicano, que recentemente se aproximou do governo federal, enfrenta resistência interna de alguns deputados que não querem apoiar o governo Lula.
Em uma votação na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (25), quatro deputados do Republicanos votaram contra o governo na votação da Lei das Offshores. Outros quatro deputados se abstiveram da votação.
Esses votos representam cerca de 20% da bancada do Republicanos, que é composta por 41 deputados.
Alguns analistas políticos acreditam que essa resistência interna pode se espalhar. O partido integrou nas eleições de 2022 a base do ex-presidente Jair Bolsonaro, e alguns deputados podem não querer apoiar o governo Lula, que é visto como um adversário político de Bolsonaro.
Deputados que votaram contra o governo:
Messias Donato (ES)
Roberto Duarte (AC)
Paulo Fernando (DF)
Zucco (RS)
Deputados que se abstiveram:
Celson Russomano (SP)
Alex Santana (BA)
Euclydes Pettersen (MG)
Márcio Marinho (BA)

Posicionamentos dos deputados
Messias Donato, que votou contra o governo, disse que a Lei das Offshores é um "projeto ruim para o Brasil". Ele afirmou que a lei vai favorecer empresas estrangeiras e prejudicar a indústria nacional.
Roberto Duarte, que também votou contra o governo, disse que a lei é "inconstitucional". Ele afirmou que a lei viola o princípio da isonomia, pois dá tratamento diferenciado a empresas brasileiras e estrangeiras.
Paulo Fernando que é discípulo de Enéas, que também votou contra o governo, disse que a lei é "desnecessária". Ele afirmou que a lei não vai gerar empregos ou renda para o Brasil.
Zucco, que também votou contra o governo, disse que a lei é "injusta". Ele afirmou que a lei vai prejudicar os trabalhadores da indústria de petróleo e gás.
Os deputados que se abstiveram da votação não deram declarações sobre o motivo de sua decisão.