Banner Acima Menu INTERNAS

Rio Negro atinge menor nível em 121 anos e seca deve afetar até o próximo ano

O Rio Negro, no Amazonas, atingiu 13,59 metros nesta segunda-feira (16/10), o menor nível registrado desde 1902, quando as medições começaram a ser realizadas. O estado passa por uma seca histórica, com impacto na distribuição de alimentos e água. Além da estiagem, o Amazonas também vive uma onda de queimadas.
O Serviço Geológico do Brasil alerta que os impactos da seca devem ser sentidos até o próximo ano. "Os níveis dos rios muito baixos e consequentemente suas vazões reduzidas têm potencial de gerar diversos impactos na região, por exemplo sobre: abastecimento; navegação; estabilidade geológica local, em razão dos fenômenos de terras caídas ocasionados pela diminuição muito rápida dos níveis de águas; e processos ecológicos, levando à mortandade de peixes em razão do reduzido espaço para circulação, elevação da carga orgânica e também das temperaturas das águas", diz a empresa governamental, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Ainda segundo o órgão, esses impactos afetam diretamente as populações ribeirinhas e a economia regional. O governo do Amazonas tem adotado uma série de ações emergenciais para acolher a população e minimizar os danos. Entre as providências já adotadas pela Defesa Civil do estado estão a capacitação de agentes municipais e estaduais, entrega de purificadores coletivos de água, emissão de alertas e orientações para a população e demais entes públicos.
Incêndios na Amazônia
Incêndios fazem dia virar noite. Os focos de incêndio registrados no Amazonas são um recorde para o mês outubro, desde a série histórica, iniciada em 1998
Nos 12 primeiros dias de outubro, foram registrados 2.704 focos de queimada no estado do Aamazonas, o segundo maior do país apenas do Pará), e um número 148% maior do que houve no mesmo período de 2022, no governo Bolsonaro.
O estado do Mato Grosso do Sul, chegou a emprestar um helicóptero para combater o incêndios no Amazonas.

Postar um comentário

0 Comentários