Banner Acima Menu INTERNAS

Ministro Benedito Gonçalves deixa o TSE nesta quinta-feira

 

Gonçalves, que é conhecido por ser amigo de Lula, foi relator das ações que deixaram o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), inelegível por oito anos
O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, marca nesta quinta-feira (9) sua última participação na Corte após um mandato de dois anos. 
Gonçalves, que é conhecido por ser amigo de Lula, foi relator das ações que deixaram o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), inelegível por oito anos. 
A saída do ministro do TSE não é devido a uma aposentadoria, mas sim pela rotatividade do cargo. Quem deve assumir sua função até setembro de 2024 é o ministro Raul Araújo, que também é membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
Raul Araújo herdará um conjunto de 10 ações pendentes contra Bolsonaro e Braga Netto que ainda não foram julgadas. Com a saída de Benedito, a ministra Maria Isabel Gallotti, do STJ, que anteriormente era substituta, agora assume a posição titular no TSE.
É uma tradição que os membros do STJ permaneçam no TSE por dois anos, buscando assegurar uma maior rotatividade entre os 33 ministros na corte eleitoral.
Brasil Sem Medo

Postar um comentário

0 Comentários